Cidades

Prefeito de Nova Odessa promete mudanças no IPTU

Leitinho vai propor fim do reajuste automático e de redução para grandes imóveis

Divulgação/PMNO
Prefeito anunciou as propostas após reunião com técnicos
Crédito: Divulgação/PMNO

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder, o Leitinho, anunciou nesta quarta-feira (20) que vai propor mudanças na legislação municipal que trata do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O chefe do Executivo quer acabar com uma regra que prevê a reposição anual da inflação de forma automática, sem discussão pelos vereadores, e com uma redução de 50% aplicada aos proprietários de imóveis com mais de 24,2 mil metros quadrados.


O que está acontecendo com essa lei: quem tem mais, paga menos; que tem pouco, paga (o imposto) inteiro. Vamos revogar esse artigo, e esses proprietários que têm áreas acima de 24 mil metros quadrados vão pagar 100%, igual o restante da população paga. Estamos fazendo justiça social e tributária”, justificou o prefeito.


As mudanças sugeridas terão de ser aprovadas pela Câmara e só poderão valer para 2022. O imposto municipal deste ano já foi lançado com o subsídio para os grandes proprietários e um reajuste de 4,52% na tabela de valores venais, que serve de referência para o cálculo.


“Eu e meu vice somos contra (a correção), não somos a favor. Mas é uma lei municipal. Eu, como prefeito, não posso tirar esse reajuste, que já está no Orçamento aprovado no ano passado”, declarou.


Fonte:


Notícias relevantes: