Cidades

Governo fará ‘teste’ de vacinação em massa em Serrana

Cidade da região de Ribeirão Preto terá toda a população adulta vacinada contra a Covid-19

Reprodução
Presidente do Butantan, Dimas Covas, anunciou o teste
Crédito: Reprodução

O Instituto Butantan vai promover, a partir de 17 de fevereiro, uma megaoperação inédita de vacinação em massa para testar a redução do contágio pelo novo coronavírus em uma população. A ação ocorrerá no município de Serrana, onde todos os cerca de 30 mil moradores com idade acima de 18 anos receberão a vacina desenvolvida pelo Butantan em parceria com a biofarmacêutica Sinovac.


Com a iniciativa, que tem caráter de pesquisa clínica, será possível estudar a eficiência da vacina na diminuição da transmissibilidade do vírus.


O município de Serrana, que fica na região de Ribeirão Preto, foi escolhido para sediar o projeto por apresentar alto índice de prevalência de infecções, entre outros fatores. O objetivo será estudar o impacto epidemiológico da vacinação no conjunto da população adulta, sob o ponto de vista de contenção da pandemia.


As pessoas deverão comparecer para receber o imunizante em datas previamente agendadas. O estudo fará as comparações entre os clusters, antes e depois da vacinação. As datas de início da vacinação de cada um dos grandes grupos populacionais serão 17 e 24 de fevereiro e 3 e 10 de março. Haverá oito locais de aplicação das doses.


“Trata-se de mais um passo importante que damos para termos novas respostas sobre a vacinação. Esse projeto sem dúvida servirá de exemplo para o mundo para avaliar a eficiência da imunização em massa na redução da transmissibilidade do coronavírus”, afirma o Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.


Fonte:


Notícias relevantes: