Fortunato José Deltreggia, um dos pioneiros do comércio de Indaiatuba, faleceu no último dia 23, aos 85 anos. Fundador da loja Imperatriz, no Centro, ele estava com a saúde debilitada havia um tempo, segundo familiares.
Nato da Imperatriz, como era mais conhecido, nasceu em 7 de janeiro de 1925, em Saltinho, no município de Elias Fausto. Aos 15 anos começou a trabalhar na fábrica de guarda-chuvas da família Mazzoni, que anos depois pegou fogo. Pouco tempo depois, trouxe a mãe, Virgínia Farinello, para morar em Indaiatuba.
Em 1942 abriu um bar e em seguida se associou ao tio, Antonio Farinello no Bar Dom Pedro II, em frente à praça que abrigava o antigo Grupo Escolar Randolfo Moreira Fernandes.
A mãe o ajudava com a fabricação de sorvetes, feitos à mão e sem receita. Os mais famosos eram os de esquimó e coco queimado.
De acordo com sua filha, Regina, antigamente, as famílias indaiatubanas saíam do Cine Rex e iam para o “bar do Nato”, como era conhecido, para lanchar e comer as famosas “bistecas do Nato”. Aquele também era o ponto de encontro das pessoas que frequentavam o Primavera, clube do qual Nato Deltreggia era fiel torcedor. “Aos domingos, eram servidos caipirinha e croquete”, conta.
Em 1950, se casou com Dirce Quitzau Deltreggia, com quem teve dois filhos, Paulo Celso Deltreggia e Regina Deltreggia Bordenalli.
Em 1956 abriu a loja Imperatriz Comercial Ltda, na esquina das ruas Padre Bento Pacheco e 15 de Novembro. Na empreitada, teve a ajuda da esposa Dirce e da sobrinha Nadir Farinello Mazzoni, ainda em sociedade com seu tio. Sua cunhada Zilda Quitzau Teller também foi para a loja e o ajudou até se aposentar.
Quando o tio Antonio Farinello faleceu, entraram na sociedade da Imperatriz os primos Domacyr Farinello, conhecido como Bogê, e Athos Mazzoni, o Sinim. Nato Deltreggia atuou como comerciante por mais de 50 anos, deixando sua atividade em 1994, aos 69 anos. O negócio continuou com um dos seus sócios.
Nato também foi um dos fundadores do Clube 9 de Julho. Seus três amores eram a loja Imperatriz, sua família e o Palmeiras.
Fonte: