Indaiatuba

Upar promove hoje mais uma edição da feira de adoções

ANIMAL

Hoje, a partir das 10h até às 16h, a ONG União Protetora dos Animais de Rua (Upar) de Indaiatuba promove mais uma feira de adoção de animais, no shopping Jaraguá. A ação é realizada no estacionamento do centro de compras e, só este ano já está em sua segunda edição.

A Jaraguá Pet tem o objetivo de oferecer um lar aos animais de rua abandonados ou maltratados por antigos tutores, e que foram recolhidos pela ONG. Além das adoções, o pessoal da Upar também fará o cadastramento dos visitantes interessados em realizar a castração gratuita de seus animais. Para isso, basta que a pessoa leve o documento de identidade e um comprovante de endereço para efetivar.

A entrada para a Jaraguá Pet é livre. “Para esta edição, temos em torno de 12 animais adultos (todos de portes pequeno e médio) já castrados, além de dez filhotes”, aponta Dani Martinatti, responsável pelos eventos da Upar.

Na primeira Jaraguá Pet, realizada em março, foram levados para adoção dez animais adultos (sendo três adotados) e seis filhotes (entre eles, quatro conseguiram um novo lar). “Sempre procuramos incentivar a adoção dos adultos, pois já estão castrados, sabem fazer as necessidades no lugar certo e não têm problemas com a ração. Eles também costumam ser muito amorosos com os novos tutores”, afirma Dani.

Meu lar, meu mundo

A Upar possui um espaço que atua como lar provisório aos animais. Aqueles que chegam à instituição vítimas de atropelamento ou doentes recebem tratamento e, assim que estejam recuperados, são colocados para adoção. “Hoje, temos cerca de 200 animais em nosso abrigo, sendo aproximadamente 170 cães e 20 gatos”, revela Dani. “Todos recebem alimentação, cuidados veterinários e muito carinho das funcionárias e voluntários que nos ajudam de diversas formas. Entretanto, tudo isso tem um custo, mesmo quando conseguimos descontos com veterinários e fornecedor de ração”, completa.

A presidente da Upar, Eliane Braga, lembra ainda que o abrigo não é o ambiente ideal para os animais. “O abrigo é apenas um local temporário, afinal, todo animal precisa e merece um lar com muito amor e atenção”, reforça. “Boa parte dos cães e gatos resgatados das ruas vieram de lares onde deveriam ter recebido tratamento digno”, ressalta.

Eliane também chama a atenção para a posse responsável de animais. “São inúmeros casos de maus tratos e abandono e, infelizmente não conseguimos atender a todos por falta de espaço, de pessoas, e de recursos financeiros. Muitos levam para casa filhotes bonitinhos e quando eles crescem, são jogados fora como se fossem algo descartável. Ainda falta consciência e responsabilidade”, lamenta.

Apadrinhamento

Para aqueles que gostam de animais, mas não podem ter um, há a alternativa do apadrinhamento. “A pessoa interessada liga e agenda uma visita ao abrigo; lá ela irá escolher um entre os animais disponíveis e passará, então, a ser responsável pelo animal, fornecendo um pacote de 15 kg de ração por mês e a vacinação uma vez ao ano”, explica Dani. Ela acrescenta que a ONG consegue recursos por meio de doações (em dinheiro ou itens) de associados e simpatizantes, e a promoção de eventos durante o ano.

Os contatos para agendamentos são: 98139-7414 (Eliane) ou 99653-9246 (Dani). Para conhecer melhor a Upar e obter mais informações acesse a página no Facebook: Upar União Protetora Indaiatuba.

Parceria de sucesso

Para a coordenadora de marketing do shopping Jaraguá, Cinthia Lagranha, a feira destaca a importância da adoção de animais. “Procuramos estimular a adoção consciente e o cuidado com os animais, além de oferecer-lhes um lar e dar alegria a toda a família”, argumenta.

De acordo com Dani Martinatti, a parceria com o Jaraguá foi essencial para o sucesso da campanha de adoções. “Buscávamos um local com grande concentração de pessoas para fazer as feirinhas e o pessoal do Jaraguá comprou a ideia de imediato. A primeira edição fez tanto sucesso que decidimos promover outra”, comemora.


Fonte:


Notícias relevantes: