Indaiatuba

Equipe de robótica do Objetivo cria aplicativo para coleta de lixo

Informe publicitário

A equipe de Robótica do Colégio Objetivo Indaiatuba, Bazinga, está se preparando para o Torneio Regional de Robótica FLL, que será realizado no mês que vem.
O tema proposto pela organização deste ano é a exploração do mundo do lixo, considerando a coleta, a separação, a reutilização e o manejo inteligente do lixo.
A equipe Bazinga escolheu como temas de pesquisa a coleta de lixo e lixo urbano e desenvolveu um projeto que visa estimular a população de Indaiatuba a colaborar com a limpeza da cidade.
“As cidades investem em projetos para sua limpeza e para manutenção, porém, muitas vezes este investimento não é o suficiente pela falta de envolvimento da população, que não trata o lixo da forma correta, despejando-o em lugares como terrenos baldios, margem de córregos e rios, acarretando vários problemas como enchentes, emissão de gases tóxicos, entupimento de bocas de lobo, assoreamento de rios e córregos, contaminação de águas e alimentos”, declara o líder da equipe Marcelo Ávila Domingues.
Para ajudar o poder público a solucionar esses problemas, a equipe Bazinga criou um projeto para contribuir com a limpeza da cidade. “Desenvolvemos um aplicativo que funcionaria como ponte entre a população e a prefeitura de Indaiatuba, servindo como meio para denúncias de lixo descartado nas ruas, além de contribuir com informações sobre os projetos já existentes, como o dia em que a Operação Cata-Bagulho passa em cada bairro, endereços dos Ecopontos na cidade e, ainda, as novidades que envolvam o tema lixo”, explica o aluno. “Acreditamos que com esse projeto a quantidade de lixo nas ruas diminuiria, pois a população teria informações que muitas vezes são de difícil acesso, além de ser um meio mais rápido de denunciar os problemas”, comenta Marcelo.
A equipe do Colégio Objetivo Indaiatuba apresentará sua pesquisa nos dias 11 e 12 de dezembro, no Torneio Regional de Robótica FLL, que será disputado em Curitiba-PR.


Fonte:


Notícias relevantes: