Indaiatuba

Após paralisação em Caçapava, Toyota retoma produção hoje

Depois de três dias sem produção, a Toyota volta às operações hoje. A montadora precisou dispensar seus funcionários quinta, sexta-feira e ontem por falta de peças.

Como havia explicado o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas - regional de Indaiatuba, Wagner Luiz Pereira, a pausa no trabalho se deu por conta de uma greve na empresa Intertrim, de Caçapava, que produz peças para os carros da Toyota. Sem os insumos, a produção foi inviabilizada.

A greve foi cessada ontem, assim, o trabalho nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba foi retomado - as duas unidades da Toyota foram prejudicadas.

Na quarta-feira, os sindicalistas irão se reunir com os diretores da empresa para que possam acertar os dias parados. "Nos preocupamos no início por ter sido cogitada a utilização de banco de horas para cobrir esses dias, mas nossa convenção não prevê banco de horas", lembra Pereira. Assim, haverá negociação. "Os dias não serão descontados dos trabalhadores, pois foi uma dispensa decidida pela empresa, e eles precisam repor esses dias parados, portanto, vamos negociar o pagamento de hora-extra para trabalharmos dois sábados, dias 5 e 19", explica o diretor.

Os trabalhadores da Intertrim ficaram em greve por duas semanas, pedindo reajuste salarial de 12% e benefícios, sem previsão para retomar o trabalho.


Fonte:


Notícias relevantes: