Indaiatuba

Barragem ganha mais de cem mil mudas

Na manhã de sábado, foi realizado o Mega Plantio no entorno da barragem do Rio Capivari-Mirim. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal em conjunto com o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) e contou com a adesão de mais de 12 mil voluntários. Foram plantadas no local 110 mil mudas de árvores.

Entre os voluntários, participaram estudantes e docentes, integrantes de clubes de serviço e de associações, além de cidadãos que se inscreveram no site da Prefeitura. Uma logística foi criada especialmente para o evento, com mais de 200 ônibus, além do apoio da Guarda Civil, das secretarias de Obras, Educação, Saúde, Urbanismo e Meio Ambiente e de Governo, da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) e do Corpo de Bombeiros. O plantio das espécies também contou com recursos do setor privado. Empresas como John Deere, Toyota, Nutriplus, Cover Light e Corpus contribuíram com patrocínio.

Segundo o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), a barragem do Capivari-Mirim irá garantir água para o município nos próximos 20 anos. "O local será também um espaço de lazer e cuidado com o meio ambiente. Por isso, nossa primeira ação já envolveu a população", comenta.

Nilson Alcides Gaspar, superintendente do Saae, reforça a importância do Mega Plantio para a garantia da sustentabilidade e destaca a participação da sociedade. "Foi um evento histórico, que envolveu toda a cidade e assegurou o ecossistema da região. Assim, cumprimos nosso papel como município engajado na defesa do meio ambiente", complementa.

125 espécies nativas

O Mega Plantio teve início por volta das 8h30 do dia 28 de novembro. As 110 mil mudas de árvores já estavam inseridas nas covas e os voluntários apenas assentaram a terra em torno, em atitude simbólica. A ação foi inédita no município e teve como objetivo principal envolver as pessoas na questão ecológica, já que as árvores plantadas formam a mata ciliar em torno do rio, protegendo o manancial e conservando a fauna regional.Foram 125 espécies nativas aprovadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e que terão seu crescimento acompanhado pelo Saae, por meio de funcionários que trabalham na barragem.
Além do prefeito e do superintendente do Saae, estiveram no evento o vice-prefeito Antonio Carlos Pinheiro (PTB), o presidente da Câmara Municipal, Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha (PMDB), o deputado estadual Rogério Nogueira (DEM), Luiz Medeiros (do Conselho Municipal de Saúde) e vereadores. A animação ficou por conta do artista Koringa, Bobo da Corte.


Fonte:


Notícias relevantes: