Indaiatuba

Primeiro Encontro de Síndicos é realizado em Indaiatuba

Em homenagem ao Dia do Síndico, comemorado em 30 de novembro, a Group Solutions - Soluções Inteligentes em Condomínios realizou um evento que contou com a participação de síndicos, subsíndicos e conselheiros de Indaiatuba, autoridades e empresários ligados aos segmentos da construção civil, mercado imobiliário, segurança e preservação patrimonial.

A comemoração, realizada na quinta-feira, marcou o calendário da cidade, que se destaca no cenário nacional por sua qualidade de vida e possui 72 loteamentos fechados e condomínios, além de centenas de prédios, segundo dados da Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia.

"A administração condominial é um setor que mudou muito e evolui com rapidez. Foi-se o tempo em que ser síndico era tarefa para aquele senhor aposentado que resolvia dedicar algumas horas do seu tempo para cuidar dos interesses dos moradores", revelou João Ruman, diretor-executivo da Group Solutions. "Atualmente, qualquer edifício é uma empresa e tem que obedecer legislação específica. Nossa ideia foi fomentar a troca de informações, evidenciar inovações do mercado, tendências administrativas, mostrar as novidades, softwares e discutir questões jurídicas específicas".

Para o advogado especialista em Direito Condominial, Alexandre Marques, a fórmula do sucesso de uma boa gestão é a capacitação constante do síndico, além do apoio de uma equipe multidisciplinar composta de uma administradora especializada em gestão e conselho participativo.
"A lei não especifica predicativos para quem vai ocupar o cargo de síndico. Mas, ele deve ser uma pessoa consensual, ter ciência de seu papel pacificador dentro da minissociedade que é um condomínio, atuar com responsabilidade para conciliar conflitos, ser de boa convivência e ter sempre respeito ao próximo. Saber ouvir mais e falar menos são ótimas prerrogativas", disse.

 


Fonte:


Notícias relevantes: