Indaiatuba

Esquema de estudos fica mais intensa nessa época

Com a proximidade das provas, os alunos podem intensificar a revisão dos estudos por meio dos simulados promovidos pelo Objetivo. "Os simulados permitem que o estudante tenha uma boa noção de como serão os exames. Além disso, há a possibilidade de treino prático, o que deixa o candidato mais seguro para atravessar a maratona de provas com tranquilidade", garante a psicóloga do colégio, Débora Razori."Em meu trabalho com o pessoal do terceiro ano do EM, dos pré-vestibulares e da orientação profissional, posso dizer que o maior desafio para os alunos é ingressar em uma universidade", afirma. "Chega ser desumano o quanto eles têm de estudar para conseguir uma vaga", prossegue. Para a profissional, aliás, a realidade é uma só. "Não existe vaga para todo mundo, alguém irá ficar de fora", completa Débora, lembrando que o curso de Medicina da Unicamp, por exemplo, possui 200 candidatos para uma vaga. "Só lidar com isso já é um desafio muito grande".

A psicóloga ressalta também que as questões pessoais não se interrompem só porque o aluno está se preparando para o vestibular. "Para ajudá-los a conciliar tudo isso com a rotina familiar e social, que seguem normalmente, nós oferecemos o apoio psicológico", frisa.

Detalhes essenciais

De acordo com Débora, é fundamental que os familiares dos alunos se conscientizem da seriedade de um vestibular. "Eles devem conhecer a realidade desta etapa e, assim, poderem oferecer todo apoio aos filhos em um período de extrema pressão. Os pais ou responsáveis devem estar à disposição para o diálogo e orientações, evitando ao máximo aumentar ainda mais o peso sobre o estudante", orienta.

Agora é hora de traçar estratégias. "São três dias de provas da Unicamp, mais três da Fuvest e dois da Unesp - o que não é fácil. Há todo um preparo emocional, cuidado da família com esse jovem e do próprio aluno consigo mesmo - dormir bem, se alimentar de forma correta etc", indica a psicóloga. "Sempre digo a eles para controlarem as variáveis possíveis, pensando nos detalhes, como qual alimento levar no dia da prova, até uma garrafinha de água ou um agasalho que poderão fazer falta e atrapalhar a concentração", conclui.

Calendário de vestibulares

Fuvest - de 10 a 12 de janeiro de 2016 (lista de aprovados para 2ª fase sai no dia 21/12
Unesp - 13 e 14 de dezembro de 2015
Unicamp - 17 a 19 de janeiro de 2016 (lista de aprovados para 2ª fase sai no dia 14/12)


Fonte:


Notícias relevantes: