Indaiatuba

Emprego na indústria diminui 9% em 2015

Seguindo a tendência do ano, o nível de emprego na indústria teve resultado negativo em dezembro, conforme aponta o índice da Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Indaiatuba, divulgado na manhã de quinta-feira. Os números mostraram uma queda de 3,46%, o que representou menos três mil postos de trabalho. Ainda segundo os dados levantados, o acumulado no ano foi de menos 9,22%, o que significa a eliminação total de 8,6 mil empregos.

O índice do nível de emprego industrial no Ciesp de Indaiatuba foi influenciado pelas variações negativas dos setores de produtos alimentícios (menos 10,28%), veículos automotores e autopeças (menos 3,08%), bebidas (menos 4,71%) e máquinas e equipamentos (menos 1,77%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do índice total da região.

Conforme o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) do Ciesp, quando comparados os meses de dezembro de 2014 e 2015, o cenário foi pior, já que no final de 2014 a queda foi de 1,80%.

Estado

A análise dos dados do nível de emprego em dezembro de 2015, em relação ao mês anterior, nas 35 diretorias do Ciesp pesquisadas, apresentou resultado positivo em apenas uma, e negativo nas demais.

Na Capital a variação foi de menos 1,92%. Para a região do ABC, a variação foi de menos 0,28%. Já a Grande São Paulo apresentou variação de menos 1,46%, e para o interior houve queda de 2,65%. O Estado como um todo apresentou variação negativa de 2,26%.


Fonte:


Notícias relevantes: