Indaiatuba

CCZ recolherá animais abandonados

Em sua página no Facebook, a Prefeitura divulgou a medida emergencial para os casos de animais abandonados, agora a encargo do Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses (CCZ), que irá recolher, castrar e colocar esses animais para adoção. A decisão foi tomada por Nogueira, após se reunir com a Secretaria de Urbanismo e o Compda. "O CCZ tem condições de fazer este trabalho, apesar de ter a finalidade exclusiva de atender animais doentes e feridos. Porém, é o melhor que podemos fazer para os animais abandonados no momento", declarou o prefeito.

"Acredito que, sem uma ampliação de seu espaço, o CCZ não conseguirá cuidar de forma digna todos os animais em situação de abandono", pontua a voluntária da Upar, Ana Paula Moraes. "A Prefeitura tem de garantir recursos para que o CCZ não acabe se transformando no que conhecemos como as antigas carrocinhas", complementa. "As denúncias estão chegando de vizinhos ou conhecidos de quem abandonou o animal, e estão sendo publicadas diretamente no Facebook ou por meio de voluntários da causa", continua Ana. "Eu mesma já encaminhei quase dez casos para a página da Prefeitura; desde a entrega dos apartamentos no Campo Bonito, já recebi ou compartilhei mais de 20 casos. Certamente, isso é só uma pequena amostra do caos que está por vir se nenhuma medida efetiva for tomada".

A nota publicada solicita ainda que as pessoas que presenciarem o abandono de animais podem postar na página da Prefeitura, ou enviar mensagem privada, informando o endereço onde o animal está para que o CCZ vá até o local. O Executivo alerta que esta ação é apenas para os casos de bichos abandonados por moradores do Campo Bonito, já que, em breve serão organizados mutirões para adoção de animais. O poder público reforça que abandonar animais é crime, sendo necessário identificar o proprietário para proceder com o boletim de ocorrência (conforme artigo 32 da Lei 9605/98).


Fonte:


Notícias relevantes: