Indaiatuba

História do bairro é foco das comemorações

O foco das comemorações deste ano é a história do bairro contada pelos moradores mais antigos. "Eu soube de um casal que mora ali há 44 anos, quando ainda nem existia o Jardim Morada do Sol", contou Hélio. "Eles viviam em uma fazenda e, com o início dos loteamentos, tiveram que adquirir seu pedaço de chão. Como não tinham condições, um empresário local se ofereceu para pagar as três primeiras parcelas; a família vive ali até os dias de hoje", relembrou.

O vereador falou também sobre sua ligação com o esporte no bairro. "Hoje contamos com 20 equipes de futebol de areia, que irão jogar em três locais diferentes, que são o Corolla, a praça da Rua 29 e o Floresta Parque", continuou. "Para esta edição, nós conversamos com moradores mais antigos para descobrirmos mais detalhes da história do bairro, e conseguimos falar com muita gente, incluindo o responsável por arrecadar fundos para a construção da Igreja de São João Batista, e o morador cuja casa foi instalado o segundo relógio de água do Morada do Sol", detalhou.

Para a diretora do museu municipal, Denise Yonamine, também presente na coletiva, o projeto de Hélio Ribeiro vem ao encontro do propósito da Fundação, que é o de preservar a memória das pessoas que vivem no Jardim Morada do Sol. "Ainda temos algumas lacunas referentes à participação de afrodescendentes, indígenas e migrantes que vieram para cá, já que não possuímos documentos ou fotografias disso. Com o material fornecido pelo vereador, nós montamos a exposição, que está em processo de elaboração; e com a documentação histórica que Pró-Memória já tem, foram feitos os depoimentos e montado o conteúdo de toda a parte histórica, desde as fazendas nos séculos 18 e 19", completou.

O objetivo, segundo Denise, é fazer com que todos contribuam. "Podem ser fotos, relatos, histórias sobre pessoas, comércios, espaços públicos e outros", esclareceu. Para contribuir, basta acessar a página no Facebook: Resgate e Preservação da História do Jd. Morada do Sol.


Fonte:


Notícias relevantes: