Indaiatuba

Cidade tem dois casos suspeitos de zika

A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta semana que investiga dois casos suspeitos de zika vírus em duas gestantes do município. Um terceiro caso teve descartada a contaminação por zika e a gestante aguarda resultados para dengue e chikungunya.

Na semana passada, foi anunciado que um caso de microcefalia ligado ao zika vírus em investigação na cidade de São Paulo citava Indaiatuba, uma vez que a grávida esteve no município durante a gestação.

As gestantes da cidade que aguardam os resultados para zika são da Zona Sul. A moradora do Jardim Morada do Sol, de 20 anos, está com 27 semanas de gestação e foi notificada em Indaiatuba. Já a residente do Jardim Paulista, de 36 anos, que está com 18 semanas de gestação, foi notificada em Campinas, onde trabalha.

A grávida do Jardim Califórnia, de 20 anos, que está na oitava semana de gestação, teve os exames de sangue e urina negativos para zika, então a suspeita foi descartada. Agora, a mulher aguarda o resultado para febre chikungunya e dengue.

De acordo com a secretaria, as gestantes apresentam exantema (manchas na pele) e a recomendação do Ministério da Saúde é que as mulheres grávidas com exantema sejam acompanhadas.

Microcefalia

O Ministério da Saúde e os Estados já investigam 4.222 casos suspeitos de microcefalia em todo o país. O novo boletim divulgado nesta terça-feira aponta que 1.046 notificações já foram descartadas e 641 confirmadas para microcefalia. Ao todo, 5.909 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 27 de fevereiro.


Fonte:


Notícias relevantes: