Indaiatuba

Ministério da Saúde lança nova caderneta de controle da gestante

O Ministério da Saúde também lançou nesta semana a nova Caderneta da Gestante, para mulheres que usam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento inclui um cartão de acompanhamento do pré-natal pa-
ra registrar as consultas clínicas e odontológicas, os re-
sultados dos exames e vacinas, entre outras informações. Nesta edição, a caderneta traz informações sobre prevenção e proteção contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, o chikungunya e o vírus zika.

Na nova versão, além de informações sobre prevenção e proteção contra o mosquito, estão os dados sobre a importância do tratamento da sífilis e prevenção da sífilis congênita, incluindo espaço para registro do tratamento. O documento traz ainda informações sobre a assistência ao parto por enfermeira obstetra ou obstetriz e espaços para registro do plano de parto e pré-natal do parceiro.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que as cadernetas ainda não têm prazo para chegar na cidade e que as atuais já possuem todas as informações do pré-natal, consultas, peso, semanas de gestação, exames de sangue para todas as doenças indicadas, vacinas, ultrassom, entre outras.

"A secretaria ainda não recebeu informações deste novo material. Assim que ele for repassado, a Pasta encaminha para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ao Programa de Saúde da Família (PSF)", informa a secretaria por meio de sua assessoria de imprensa. "As gestantes da cidade, quando apresentam exantema, também já são analisadas e feito exames para as doenças sífilis, toxoplasmose, rubéola, herpes e citomegalovírus", acrescenta.


Fonte:


Notícias relevantes: