Indaiatuba

Mais uma gestante tem suspeita de zika

A Secretaria Municipal de Saúde informou que subiu para três o número de gestantes que aguardam o resultado de contaminação pelo zika vírus. O último caso suspeito identificado na cidade refere-se a uma mulher de 34 anos, moradora da Cecap, que está na décima semana de gestação. De acordo com a Pasta, a gestante apresenta exantema (manchas na pele) e a recomendação do Ministério da Saúde é para que as gestantes com este sintoma sejam acompanhadas.

Na semana passada, a secretaria já tinha informado que investiga dois casos suspeitos de zika em duas gestantes do município: a residente do Jardim Morada do Sol, de 20 anos, notificada em Indaiatuba; e a residente do Jardim Paulista, de 36 anos, que foi notificada em Campinas, onde trabalha. Um terceiro caso foi descartado para contaminação por zika e a gestante aguarda resultados para dengue e chikungunya. A paciente tem 20 anos e mora Jardim Califórnia.

Já os casos de dengue na cidade subiram para 17 neste ano, sendo 11 autóctones e seis importados residentes. Outras 107 pessoas ainda aguardam resultados de exames.

Curso

A Secretaria de Saúde promove hoje, a partir das 8h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e polos de Programa Saúde da Família (PSF), o Dia da Gestante. O evento é direcionado as mulheres grávidas que estão no terceiro trimestre de gestação (38 a 40 semanas), para fazer um checklist do pré-natal, consultas, exames, reavaliação de exames, vacinas e orientações sobre o parto.

Em 2015, a Secretaria atendeu 2.380 mulheres em gestação. Atualmente são cerca de 800 grávidas no município.


Fonte:


Notícias relevantes: