Indaiatuba

Profissionais do Mais Médicos já iniciaram atividades

As duas novas médicas que irão atender por meio do programa federal Mais Médicos já começaram as atividades em Indaiatuba. Elas vieram de Campinas e do Rio de Janeiro, e atuam nos postos de Saúde da Família (PSF) dos bairros João Piolli e Jardim do Sol.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esta nova etapa do programa do governo esteve voltada apenas a profissionais brasileiros. Atualmente, o município conta com 14 doutores do programa Mais Médicos e um do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que estimula médicos recém-formados que atuam na Atenção Básica.

A escolha das cidades pode ser efetuada na segunda chamada do edital de reposição do Mais Médicos, que, no início do mês passado, disponibilizava 330 vagas em 260 municípios espalhados pelo Brasil. O programa completa três anos em 2016, e a Secretaria aguarda posicionamento do Ministério da Saúde (MS) sobre uma possível prorrogação.

A Saúde ainda não informou quem são as novas médicas, assim como a importância de sua participação no quadro de profissionais da cidade.

Provab

O Provab prevê a atuação de profissionais da saúde em diversos postos pelo país. Eles são supervisionados por uma instituição de ensino, e realizam o curso de especialização em Saúde da Família provido pela Rede UNA-SUS.

Estimular e valorizar o profissional de saúde que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família e levá-los para localidades com maior carência para este serviço. Com esse objetivo, o MS lançou, em conjunto com o Ministério da Educação, a portaria interministerial nº 2.087, de 1º de setembro de 2011, que instituiu o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - Provab ao cotidiano brasileiro.

A atuação de profissionais de saúde ocorre durante 12 meses em diversos postos de atuação pelo Brasil, sendo obrigatória a participação em curso de especialização em Atenção Básica.


Fonte:


Notícias relevantes: