Indaiatuba

Campanha vai detectar paciente com hepatite C

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Gabriel e o Rotary Club promovem hoje, a partir das 10h, uma campanha de detecção de hepatite C no Polo Shopping. A ação segue até as 20h e tem o apoio da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) e Drogasil.

A campanha tem por objetivo disponibilizar gratuitamente 400 testes rápidos para detecção da hepatite C. Segundo os organizadores, será uma oportunidade para a população ter acesso às informações sobre o assunto e fazer o teste de forma totalmente gratuita. Os casos positivos serão encaminhados para serviços de referência em saúde.

Segundo a ABPH, cerca de 6 milhões de brasileiros estão infectados com os vírus B e C da hepatite, e que ainda vivem cada dia sem saber que estão doentes. Existem, no mundo cerca de 200 milhões de pessoas que carregam o vírus da hepatite C. Essa é considerada a maior epidemia da humanidade hoje, superior à AIDS/HIV em cinco vezes.

A transmissão é por contato sanguíneo, via transfusões, dentistas, seringas compartidas etc. Não se transmite por sexo (a menos que haja sangramento mútuo) e não tem vacina. Existem subdivisões de seu vírus (o genótipo 1, 2 e 3 e os raros 4, 5 e 6). Ela ainda é a principal causa de transplantes de fígado, respondendo por 40% dos casos. Pode causar cirrose, câncer de fígado e a morte do paciente.


Fonte:


Notícias relevantes: