Indaiatuba

Terceirizada da Prefeitura atrasa salários de trabalhadores

Os trabalhadores da prestadora do serviço de segurança da Prefeitura acusam a empresa de não efetuar os pagamentos em dia. Após três meses de atuação, os atrasos são constantes, inclusive, dos benefícios.

A empresa Esc Fonseccas Segurança Eireli assinou contrato no final de 2015, porém, assumiu no início de 2016, mantendo a equipe de trabalhadores que atuavam com a anterior. Os profissionais estão alocados em diversos prédios públicos municipais, incluindo o Bosque do Saber e Ciaei.

Um dos seguranças, que prefere não se identificar, diz que desde o início das atividades, a empresa não deposita os vencimentos dos funcionários no dia. "Tem muitos colegas que estão fazendo empréstimos para poder pagar as contas, que não esperam", aponta. "São mais de 40 pais de família que não conseguem equilibrar o orçamento", citando um exemplo onde sentem mais dificuldades: o supermercado. "É difícil comprar alimentos sem pagar na hora".

Sem vale

Após a denúncia chegar à Tribuna, foi realizado o pagamento dos salários, na noite de 13 de abril - quase uma semana atrasado. "Se demorasse mais um pouco, iríamos iniciar uma paralisação", afirma o segurança.

O vale-refeição, no entanto, ainda não foi pago. Tampouco os juros pelos dias de atraso dos salários. "O custo unitário do vale é de R$ 20, totalizando pouco mais de R$ 300 por 16 dias trabalhados no mês", comenta.

Defesa

Durante dois dias, a Tribuna tentou contato com representantes da Esc Fonseccas, a fim de obter um posicionamento da empresa sobre a reincidência dos atrasos nos pagamentos; porém, a pessoa indicada pelos atendentes não deu nenhum retorno até o fechamento desta edição.

Já a Secretaria Municipal de Administração, responsável por celebrar os contratos da Prefeitura, informou, via assessoria, que não tinha ciência da situação desses profissionais. Embora as obrigações trabalhistas sejam de responsabilidade da própria empresa prestadora do serviço, e não do contratante, a mesma já foi notificada pela Prefeitura para que a situação seja regularizada.

A Pasta acrescenta que os pagamentos feitos pela Prefeitura aos fornecedores estão rigorosamente em dia, e que irá acompanhar se as providências foram tomadas. A Esc Fonseccas Segurança Eireli presta serviços de segurança e vigilância patrimonial dos prédios públicos no município.


Fonte:


Notícias relevantes: