Indaiatuba

Ponte da Itaici começa a ser reparada

ITAICI

Na semana passada, a Tribuna mostrou o caso da queda de um veículo em uma ponte entre Itaici e o Jardim Oliveira Camargo. Os moradores apontaram o perigo no local e também fizeram outras reivindicações para iluminação e transporte públicos, e a pavimentação da via que passa pelos condomínios Recanto das Flores e Vale Verde. A Prefeitura, então, afirmou que começaria ações de melhorias nesta semana no local e, até o momento, somente a ponte recebeu reparos.

A situação assumiu um ponto crítico quando, por volta das 7h do dia 5 de abril, o veículo de Ademar Pereira caiu da ponte que liga Itaici ao Jardim Oliveira Camargo, quando ele levava uma criança para a escola. Na ocasião, o morador afirmou que utiliza o trajeto há quase 30 anos e nunca havia acontecido nada. Segundo ele e outros habitantes do bairro, a ponte possui antiga estrutura de madeira, oferecendo diversos riscos para quem transita por ali.

A população garantiu que diversas solicitações haviam sido protocoladas na Prefeitura, mas até então, tudo continuava igual. "Em menos de três meses, ocorreram três acidentes na ponte", revelou a auxiliar técnica de enfermagem, Anézia Bragutti. "Está um perigo, tanto para pedestres quanto para carros", emendou a moradora.

A falta de iluminação na Rua Joaquim Pedroso de Alvarenga é outra fonte de preocupação. Maria Virgínia Alvarenga relatou já ter sido assaltada no local, que possui bastante movimento, já que ali funciona uma casa espírita.

No final da Rua Rosa Brizola existe um espaço cedido para a Prefeitura construir um playgorund para as crianças; no entanto, a equipe da Tribuna encontrou ali apenas mato e entulho. A moradora Rosimeire Queiroz afirmou à reportagem que mora ali há quatro anos e que a promessa até agora não saiu do papel. "Aqui é muito bom de se morar, e tem muitas crianças, que ficam brincando na rua mesmo. É uma pena o descaso da Prefeitura", lamenta.

A pavimentação também é um pleito antigo da população e, conforme Anézia, a obra teria sido mote de campanha eleitoral. "Aguardamos a promessa do asfalto até o final do mandato", replica a moradora.

Transporte

O pessoal que mora no Jardim Florença, bairro vizinho a Itaici, também levantou alguns problemas, como a dificuldade de transporte público. De acordo com a estudante Karla Odaiza, o veículo não entra no bairro, o que a obriga a andar por cerca de 20 minutos até o ponto, e, mais tarde, quando retorna, não há transporte e ela tem de se arranjar com carona.

Poucas mudanças

A Secretaria Municipal de Obras (Semop), por meio de assessoria, informou que os reparos na ponte de Itaici começaram esta semana e já estão na fase final***. Quanto à iluminação na Rua Joaquim Pedroso de Alvarenga, a Pasta disse que fará uma avaliação no local. Já em relação à pavimentação, não há previsão para iniciar o serviço. Sobre o playground, a Semop também declarou que, por enquanto, não há projeto para instalação.

Em relação à reclamação do transporte, a Prefeitura fala que há dois anos foi realizada uma avaliação no bairro, com linha experimental por 30 dias. O itinerário percorria as ruas Amadeu Tachinardi, Joaquim Pedroso Alvarenga, Estrada do Badim e Yorico Gonçalves, seguindo para o Centro. Porém, não foi constatada demanda no período avaliado para a manutenção da linha. Atualmente, o departamento verifica que muitos usuários utilizam a linha 321 - Itaici, que desce a Avenida Coronel Estanislau do Amaral.

Por fim, em relação aos estudantes do horário noturno, o Departamento informa que a linha 301 sai da Fiec, próximo à Prefeitura, às 23h, passa pela Fiec Centro e segue sentido Caminho da Luz, indo até Itaici e Rio Negro.

Caso haja necessidade de nova demanda para todos os casos, o Departamento de Trânsito orienta protocolar novo pedido de avaliação, que será verificado, assim como todas as solicitações recebidas na cidade. O atendimento é realizado de segunda a sexta das 7h às 17h, pessoalmente, na Avenida Francisco de Paula Leite, 2.263, no Jardim Kyoto; ou por telefone: (19) 3894-2049.


Fonte:


Notícias relevantes: