Indaiatuba

Cartório Eleitoral faz plantão para emitir títulos de eleitor

O Cartório Eleitoral de Indaiatuba, já está trabalhando em esquema de plantão. A alteração da rotina visa atender aos cidadãos que necessitam retirar a primeira via do título de eleitor, cujo prazo vence no dia 4 de maio.

Os servidores trabalharam no feriado da última quinta-feira e ontem, e irão atender hoje e amanhã a todos os que fizeram o agendamento antecipado. Desde o dia 4 de abril, o cartório passou a atender no expediente estendido, das 9h às 18h. A fim de agilizar os atendimentos, a unidade da 211ª Zona Eleitoral também irá abrir no próximo final de semana, no mesmo horário.

"Ainda não fizemos um levantamento de quantos títulos já foram emitidos, mas atendemos a média de 120 a 125 pessoas por dia", revela Lilian Dalva Silva, chefe do cartório. "Até o dia 1º de maio, domingo, iremos trabalhar somente com agendamentos. Caso alguma pessoa que não tenha agendado venha até aqui, somente será atendida se houver desistência", avisa. "Já entre os dias 2 e 4 de maio, o atendimento será por ordem de chegada".Lilian fala ainda que os eleitores de Indaiatuba não são obrigados a fazer a biometria agora, já que o novo sistema de reconhecimento do cidadão é opcional e não será implantada para as eleições deste ano na cidade. "Vamos tentar encaixar as pessoas que necessitam transferir o título para cá ou tirar a primeira via", complementa.

A chefe do Cartório Eleitoral afirma que não haverá prorrogação para a emissão dos títulos. "O prazo vence no dia 4 de maio impreterivelmente, pois a Justiça Eleitoral encerra o cadastro para a preparação das eleições", reforça.

Fila

Devido à intensa demanda para regulamentação dos documentos, os agendamentos para conseguir o título de eleitor estão suspensos no município. "Até o dia 30 de abril, nossa agenda está lotada. Os atendimentos que fazemos atualmente são das pessoas que agendaram há cerca de três meses. Por isso, estamos com o esquema de plantão, e abriremos para o pessoal que deixou para a última hora nos dias que antecedem a data final", declara Lilian.

De acordo com Lilian, até o encerramento do prazo a expectativa é a de receber aproximadamente duas mil pessoas, que terão de esperar o atendimento na fila.


Fonte:


Notícias relevantes: