Indaiatuba

Vacinas continuam em falta nas clínicas

A campanha nacional para vacinação contra a Influenza começa no próximo sábado, dia 30 de abril, e segue até o dia 20 de maio. A campanha será mantida para esse período, quando os estoques estarão abastecidos para a realização da estratégia nacional.

Em Indaiatuba, a vacina será aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As informações para esclarecimentos de vacinação nos postos do município podem ser obtidas pelo telefone (19) 3834-9289.

Lembrando que a vacinação do Estado é dirigida a crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, idosos e portadores de doenças crônicas.

Para quem não quer esperar até o dia 30 para se vacinar ou não se enquadra nos critérios de vacinação, pode procurar uma clínica particular. Porém, a vacina está em falta. Em Indaiatuba, as clínicas relatam que o laboratório não está dando conta de produzir a vacina e a compra foi afetada.

Na Indaiá Vacinas, chegou uma quantidade 60 doses, mas como a demanda é grande, a expectativa é que o estoque acabe rapidamente. O valor é de R$ 110 a R$ 120. Nas demais clínicas, as doses não chegaram e quando chegam é preciso que o paciente ligue reservando a sua dose.

Na hora de se vacinar é importante ficar atento aos dois tipos de vacinas. A vacina trivalente contra a gripe protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, e a Influenza B (subtipo Brisbane). A tetravalente protege, além dos três tipos de gripe da trivalente, contra o subtipo Phuket da Influenza B.


Fonte:


Notícias relevantes: