Indaiatuba

Portabilidade entre bancos é direito garantido por lei

A portabilidade entre contas é um direito garantido pela resolução nº 3.402/2016. Ela permite a transferência de saldo de conta-salário para conta corrente, ou de saldo devedor para outra instituição bancária.

"Uma dívida, por exemplo, pode ser transferida para um banco onde a taxa de juros é menor. Porém, só vale a pena trocar se o percentual for, no máximo, de 2,5% mensais", explica o economista Reinaldo Domingos.

Outra situação de portabilidade bancária é a mudança de modalidade de conta. A esteticista Larissa Guedes conta que era cliente cinco estrelas de um banco, porém, dificuldades financeiras a obrigaram a mudar esta condição. "Liguei para o atendimento e solicitei a mudança para conta simples, mas cometi o erro de não me certificar de que minha solicitação tinha sido atendida. Daí, no mês seguinte, tive de arcar com todas as despesas novamente", lembra.

Ela diz que continuou tentando por mais dois meses, e o banco não procedia com a portabilidade. "Foi então que um amigo me falou para procurar a ouvidoria do banco. Só então consegui; no prazo de dez dias, eles me chamaram na agência, estornaram a tarifa cobrada no mês anterior e agora estou com o perfil de conta de acordo com minha realidade financeira", conclui Larissa.


Fonte:


Notícias relevantes: