Indaiatuba

Cartório Eleitoral atendeu 1,5 mil pessoas nesta semana

ELEIÇÕES

Acabou na quarta-feira o prazo para regularizar o título de eleitor. Os cidadãos que precisavam transferir os documentos ou jovens que iriam tirar o primeiro título lotaram o Cartório Eleitoral da 211º Zona Eleitoral, de Indaiatuba, nesta semana. Cerca de 1,5 mil pessoas foram atendidas.

Entre segunda e quarta-feira, que foi o período de atendimento por ordem de chegada, 1.497 eleitores passaram pela unidade, sendo 350 na segunda, 501 na terça e 646 pessoas na quarta-feira.

O volume de pessoas e as filas enormes, que passaram vários quarteirões da região central da cidade, motivaram um atendimento estendido por parte do cartório. "Na segunda, trabalhamos até as 21h30; na quarta, fomos até 23h40", revela Lilian Dalva Silva de Lima, chefe do cartório local, lembrando que o horário de atendimento já havia sido ampliado até as 18h.

A maior parte do pessoal, segundo Lilian, foi mesmo de jovens em busca do primeiro título. "Também tivemos várias transferências de endereço, todos de eleitores regulares com a Justiça", conta. "E foram pouquíssimos os casos de quem precisava acertar as contas por irregularidades de eleições passadas", acrescenta.

Até o sábado, dia 30, os atendimentos eram previamente agendados. Somente a partir de maio é que se formaram filas para atendimento por ordem de chegada.

Biometria

Para otimizar o atendimento, cerca de 700 pessoas tiveram o registro de biometria agendados para depois do prazo final. Agora, já a partir desta semana até 27 de maio, eles terão que comparecer de volta ao cartório para o registro e retirar o documento.

A biometria não é obrigatória para quem já possui o título de eleitor e não será necessária no processo eleitoral deste ano. Quem desejar fazer seu cadastro biométrico pode ir ao cartório somente após as Eleições 2016, a partir de novembro.


Fonte:


Notícias relevantes: