Indaiatuba

3ª Caminhada pela Vida acontece amanhã

CAMINHADA

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) promove amanhã, a partir das 9h, a 3ª Caminhada pela Vida. A concentração será em frente ao Paço Municipal e, em seguida, os participantes irão percorrer o Parque Ecológico. O evento, organizado pelo Observatório, em parceria com a Prefeitura, é parte do Movimento Maio Amarelo, e contará também com sessões de alongamento, aula de fitdance e distribuição de camisetas.

O percurso terá aproximadamente quatro quilômetros pelo entorno do Parque Ecológico, e deverá reunir, como nas edições anteriores, pedestres, ciclistas, motociclistas e jipeiros, além de clubes e associações.

Segundo José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do ONSV, trata-se do passeio da mobilidade. "Preferimos utilizar esta denominação para que outros grupos também participem. É importante reforçarmos o conceito em relação ao trânsito, não nos limitando apenas a pedestres e motoristas. Por isso a campanha alerta que 'somos' 43 mil mortos no trânsito", ressalta.

As presenças do Clube do Fusca, dos representantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar (PM), dos Escoteiros e do Clube do Jeep de Indaiatuba, assim como do Corpo de Bombeiros e outras entidades, já estão confirmadas.

Além do passeio, as ações do Maio Amarelo envolveram a fixação de outdoors educativos em dez pontos estratégicos da cidade: próximos ao Parque Ecológico, no Cecap, na Avenida Conceição, Jardim Morada do Sol etc.

A campanha cita o cuidado com pedestres e ciclistas e o respeito às leis de trânsito como comportamentos seguros; e alerta também para o risco de usar o celular ao volante. Uma das peças convida a sociedade para se mobilizar por um trânsito mais seguro.

EuSou 1#

O Movimento foi criado há três anos pelo ONSV e já conta com a adesão de mais de 400 cidades brasileiras e de 25 países nos cinco continentes. Com a proposta de conscientizar condutores de veículos em prol de um trânsito mais seguro, o movimento chama a atenção para o expressivo número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito.

Só em 2014, último dado oficial disponível, mais de 43 mil pessoas morreram neste tipo de acidente no país, e cerca de R$ 50 bilhões são gastos anualmente por conta dos acidentes de trânsito. "Quem mata não é o carro, o ônibus ou a moto: é o seu condutor - é gente matando gente", alerta Ramalho.

Concurso

O concurso fotográfico do Maio Amarelo se encerra no próximo dia 30. O objetivo é o de estimular o registro de atitudes e condutas positivas do cidadão no trânsito, sem importar se ele é motorista, pedestre ou ciclista. A participação é livre e não tem limite de idade; informações e inscrições estão disponíveis no site do Maio Amarelo.

Travessias

Ontem, a AB Colinas realizou mais um Pedestre na Via, que teve o Maio Amarelo como tema. A ação ocorreu entre as 7 horas e 9 horas, na passarela do quilômetro 52 da SP-75, próximo ao Polo Shopping.

De acordo com a assessoria da AB Colinas, o evento é parte do Plano de Redução de Acidentes (PRA) da concessionária, tem como objetivo incentivar os pedestres que utilizam as rodovias a fazerem a travessia segura. No local, foram distribuídos folhetos e oferecido um café da manhã aos usuários das passarelas.

A concessionária aponta resultados positivos - em comparação a 2014, o número de acidentes envolvendo pedestres foi reduzido em 40%, e os que tiveram vítimas fatais caíram em 59%. Em todo o trecho de concessão da AB Colinas a redução foi de 22% no número de acidentes e de 36% no de vítimas fatais.


Fonte:


Notícias relevantes: