Indaiatuba

Fiec coleta 134 bolsas de sangue no sábado

COLETA

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), em parceria com o Hemocentro de Campinas, promoveu, no último sábado, o segundo dia do mês de coleta de sangue. Desta vez, a campanha contabilizou 134 bolsas. No dia 10 de maio, foi feito um teste, em caráter experimental, para avaliar a demanda de doadores, por meio do qual foram coletadas 79 bolsas.

Na coleta deste final de semana, compareceram 168 pessoas, com 134 bolsas captadas e 33 pessoas consideradas inaptas; entre os doadores, 94 fizeram a doação pela primeira vez. Apenas uma desistência foi computada.

De acordo com o Hemocentro, Indaiatuba é considerada uma das mais importantes cidades para coleta de sangue, já que possui 80% de doadores assíduos. A divulgação das campanhas também é ostensiva, o que, segundo a Fiec e o próprio Hemocentro, desperta o interesse da população em participar da ação solidária.

Na campanha-teste do início do mês, realizada em uma terça-feira, a unidade recebeu 104 pessoas; entre as quais houve 79 bolsas válidas, 17 doadores inaptos, oito desistentes e 43 que foram doar sangue pela primeira vez. "Por ter sido em um dia de semana, consideramos que a campanha-teste foi um sucesso", comemora João Neto, superintendente da Fiec.

As coletas realizadas no último sábado de cada mês permanecem inalteradas; foram acrescentadas mais datas, durante a semana, conforme segue: 13/6 (segunda-feira) - 12/7 (terça-feira) - 9/8 (terça-feira) - 13/09 (terça-feira) - 13/10 (quinta-feira) - 08/11 (terça-feira). A exceção será no mês de dezembro, no qual haverá somente a coleta do dia 17 (sábado).

Demanda

João comentou ainda que, quando assumiu a Fundação, no ano de 2005, ouvia reclamações da população sobre a precariedade da coleta de sangue e, por isso, buscou a parceria com a Unicamp para esta tarefa. "Eu também conversei com o pessoal do Rotary, que possui um bom cadastro com tipos sanguíneos raros; isso é muito importante", salientou.


Fonte:


Notícias relevantes: