Indaiatuba

Posto fixo é pedido há dois anos, mas seria inviável financeiramente

Questionado sobre a implantação de um posto fixo no município, o superintendente reafirma que é inviável, pois demanda alto custo de manutenção. "Teríamos de manter um médico de plantão, ambulância, laboratório de análises clínicas, uma geladeira, entre outras coisas - a Unicamp não tem condições de bancar isso tudo - nem é do interesse deles. Como havia muita gente reclamando de que trabalha no sábado e não tem tempo de vir doar, nós fizemos esse experimento e deu certo", comemorou João.

A proposta para a instalação de um posto fixo de coleta em Indaiatuba tramita na Prefeitura desde fevereiro de 2014, por meio do projeto Sangue Cidadão, idealizado pelo Rotary Club de Indaiatuba e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Gabriel. Segundo eles, o município possui demanda para 500 bolsas por mês. "Isso foi constatado pelo próprio Hemocentro da Unicamp", frisa Gilberto Francisco, voluntário do Rotary e idealizador do Sangue Cidadão.

Conforme exposto pelo pessoal do Sangue Cidadão, o Hemocentro seria responsável pela capacitação e treinamento de pessoal, o fornecimento de equipamentos e insumos e a distribuição das bolsas coletadas aos hospitais. À Prefeitura caberia apenas arranjar o espaço físico e a administração dos recursos humanos. "O poder público não teria custos extras, pois, se o posto fosse montado em uma UPA (unidade de pronto atendimento), por exemplo, ali já tem toda a estrutura necessária; os equipamentos seriam fornecidos por Campinas", destaca Gilberto.

Ele acrescenta que o cadastro do banco de sangue iniciado pelo projeto continua em andamento. "O João Neto procurou o Rotary e, logicamente, estaremos sempre à disposição para ajudar. A ampliação da campanha para duas datas no mês é boa, porém, Indaiatuba tem potencial para muito mais que isso", arremata Gilberto.

Informações sobre o projeto e de como se tornar um doador podem ser encontradas no site: www.gabriel.org.br; e-mail: [email protected] ou telefone (19) 3801-2047.


Fonte:


Notícias relevantes: