Indaiatuba

Comunidade Santo Antônio garante quermesse no próximo fim de semana

QUERMESSE

A tradicional quermesse da Igreja da Comunidade Santo Antônio de Pádua está confirmada para o próximo fim de semana. A notícia desmente os boatos nas redes sociais, que diziam que a festa deste ano não seria realizada.

Segundo divulgado pela própria organização, o evento acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de junho - sábado, domingo e segunda, no mesmo local, na Rua Pedro Gonçalves, 1.283, no trecho entre as ruas 11 de Junho e 24 de Maio, Centro.

Mão-de-obra

A duração da quermesse deste ano, no entanto, será menor. A festa será realizada apenas em um fim de semana (nas edições anteriores durava três finais de semana).

A Comunidade Santo Antônio alega que o tempo de festa encolheu devido à falta de voluntários para trabalhar. De acordo com a organização, o número de trabalhadores nas barracas não chega a 20, o que sobrecarrega os que demais.

A coordenação da festa lembra ainda que a maioria dos paroquianos é formada por pessoas idosas e fica bastante complicado sobrecarregá-las, especialmente no que se refere à cozinha, no preparo dos quitutes juninos, e à limpeza.

Serão montadas oito barracas, mas a coordenação da quermesse não divulgou os itens que serão disponibilizados em cada uma delas.

Para 2017, a coordenação pretende organizar equipes de trabalho maiores, e revela que já fez o convite a alguns paroquianos, que aceitaram a missão; eles devem começar os preparativos para a festa logo no início do próximo ano.

As quermesses e festas na comunidade são tradicionalmente organizadas pelos familiares da comunidade. No dia 13, dia de Santo Antônio, é distribuído o pão, um dos símbolos mais presentes nas imagens do Santo. Trata-se de uma referência à imagem de Santo Antônio distribuindo o pão aos pobres.

Comunidade

A Comunidade Santo Antônio de Pádua faz parte do Setor 1 da Paróquia de Nossa Senhora Candelária, e tem como pároco o padre Marcelo Previatelli. Ele é o responsável pela organização da quermesse, e ressaltou, na internet, que as comunidades representam a união pela Palavra e pela Eucaristia. "É uma fonte de renovação espiritual e de compromisso com a realidade social. Seus membros vivem a partilha e o testemunho, celebrando a caminhada", conclui.

A comunidade também já está fazendo a Trezena de Santo Antônio, que começou na quarta e segue até o dia 13. Durante a semana, os encontros são às 19h30 e, aos sábados, às 18h30. Sempre na própria comunidade.


Fonte:


Notícias relevantes: