Indaiatuba

Maio Amarelo comemora campanha 2016

TRÂNSITO

Na manhã do último domingo, foi realizada a 3ª edição da Caminhada Atenção pela Vida, promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O evento, apoiado pela Prefeitura Municipal, foi parte das ações do Movimento Maio Amarelo e contou com a presença de representantes do Observatório, ciclistas, escoteiros, entre outros.

O principal objetivo do ato foi o de que todos caminhassem em favor da segurança e preservação de vidas no trânsito que, segundo o Observatório, é o maior responsável pelas causas de morte hoje no mundo. Por meio da campanha EuSou 1 por um trânsito mais seguro, o ONSV quis mostrar que, mesmo de forma indireta, temos responsabilidade nos acidentes envolvendo veículos, e que não devemos nos omitir diante das consequentes mortes e sequelas ocorridas.

O percurso, que teve início no Paço Municipal, foi de aproximadamente quatro quilômetros pelo entorno do Parque Ecológico, e reuniu pedestres, ciclistas, motociclistas, clubes e associações.

Seguindo a programação, houve a distribuição de camisetas, além da sessão de alongamento e aferição de pressão arterial, realizados antes do percurso. O público pode também assistir a uma aula mista de fit dance no final da caminhada. Houve participação do pessoal dos clubes do Fusca e do Jeep de Indaiatuba, dos representantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar (PM), dos Escoteiros, Corpo de Bombeiros e outras entidades.

Além do passeio, outdoors educativos foram fixados em dez pontos estratégicos da cidade: próximos ao Parque Ecológico, no Cecap, na Avenida Conceição, Jardim Morada do Sol etc.

"A mobilização em prol da queda do número de vítimas do trânsito é mais do que indispensável, e a conscientização, fundamental, já que a reversão deste quadro não depende necessariamente de ações complexas ou mirabolantes. Respeitar as faixas de pedestres, dirigir em velocidade compatível à segurança, usar os cintos, as cadeirinhas para crianças, estar atento à sinalização e às condições das vias são atitudes que contribuem para a preservação de vidas", salientou José Aurélio Ramalho, presidente do Observatório.

Abrangência

O Movimento já promoveu atividades em todos os estados brasileiros, além de 23 países. Este ano, nas 372 cidades que aderiram, houve diversas ações, que variaram entre o uso de roupa amarela no trabalho até a exibição de vídeos sobre o Maio Amarelo nos cinemas, canais de TV, sites e redes sociais.

A campanha visa à conscientização e cita o cuidado com pedestres e ciclistas, ressaltando o respeito às leis de trânsito como comportamentos seguros. Uma das peças convida a sociedade para se mobilizar por um trânsito mais seguro.

Ao todo, foram 1.119 ações por todo o País, que incluíram caminhadas, passeios ciclísticos, discussão em escolas, colagem de adesivos, blitz educativas nas vias, apresentações teatrais, painéis luminosos, entre outras.

Criado há três anos pelo ONSV, o Maio Amarelo contou neste ano com 1.050 apoiadores, destes, 164 entidades, 54 prefeituras e 584 empresas privadas. "Isso ocorreu porque este é um movimento de sociedade para sociedade", garante Ramalho.

O site oficial do Maio Amarelo recebeu 96 mil visitas, desde o início de maio. Entre eles, 74 mil são pessoas que visualizaram as 217 mil páginas inseridas. Já no Twibbon, 2,5 mil pessoas participaram da campanha EuSou 1.


Fonte:


Notícias relevantes: