Indaiatuba

Lixo em terreno preocupa no Parque das Nações

AMBIENTE

Os moradores da Rua Anastácio Peres, no Parque das Nações, reclamam da sujeira em um terreno existente ali. Apesar do portão que inibe a entrada, muitas pessoas têm depositado lixo no local, tanto do lado de dentro, quanto na calçada. Os vizinhos temem a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Antes até limpavam, mas, agora, está assim, jogado, e o povo joga sujeira, dentro e fora, e com esse problema de dengue, estou com medo”, comenta a moradora Alessandra Madalena Wittckind. “Inclusive, tem um vizinho na rua que dá nos fundos do terreno que veio até a minha casa perguntar se eu sabia de quem é a área porque está indo rato na casa dele”, continua.

Alessandra diz ainda que mora há dois anos nesta rua, mas, não protocolou qualquer solicitação na Prefeitura apenas por falta de tempo. “Trabalho o dia todo e não consigo nem mesmo conversar direito com os vizinhos e, menos ainda, entrar em contato com a Semurb”, lamenta.

“O terreno fica bem ao lado da minha casa e faz muito tempo que ocorre o problema do lixo. Estamos bastante preocupados, pois com essa chuva toda, o risco de dengue aumenta muito; inclusive, houve um caso duas casas para baixo da minha, em que uma moça teve dengue hemorrágica e quase morreu”, narra Alessandra.

De olho

Sobre este caso, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Semurb), por intermédio de sua assessoria, informou que os fiscais já foram até o local e tomaram as medidas cabíveis, conforme previsto em lei, determinando um prazo para que o proprietário efetue a limpeza da área.

Já em relação ao lixo depositado na calçada do terreno, trata-se de um fator de conscientização e, caso haja flagrante de alguém deixando qualquer tipo de resíduo ali, poderá ser aplicada multa.

A Prefeitura pede ainda aos moradores para ficarem atentos e denunciarem quem esteja depositando lixo ali. Se alguém for até o bairro, de carro, apenas para jogar resíduos, a orientação é para que fotografem a placa do veículo e encaminhe a imagem para o e-mail: [email protected] Ficando caracterizada a infração, o poder público irá tomar as medidas punitivas contra o autor.


Fonte:


Notícias relevantes: