Indaiatuba

Grêmios promovem campanha do agasalho

FRIO

As escolas da rede estadual de ensino realizam mais uma vez, neste ano, a Campanha do Agasalho. Segundo a Secretaria do Estado da Educação, todos os anos, as unidades escolares conseguem arrecadar um grande volume de doações. A iniciativa é do Fundo Social de Solidariedade do Estado, que espera receber peças para uso de crianças e adultos.

Os postos de recepção estão espalhados nas mais de cinco mil unidades escolares, que recebem e distribuem roupas, calçados e cobertores. As duas mil instituições sedes do Programa Escola da Família também desenvolvem ações nos finais de semana, a fim de incentivar e trazer novos voluntários para ajudar na campanha.

Na Escola Estadual Helena de Campos Carmargo, no Bairro Cidade Nova, por exemplo, está sendo realizada, desde 16 de maio, a campanha Gentileza Gera Gentileza, promovida pelos alunos do grêmio estudantil. Eles pedem doações de peças de roupas, sapatos, cobertores ou agasalhos. "Escolhemos este nome, pois, não queremos nos restringir a agasalhos, mas sim, a outros itens de inverno que as pessoas possam doar", ressalta Felipe Duchannes, presidente do grêmio. "Todo mundo tem em casa uma roupa que não usa mais; e essa peça pode salvar a vida de alguém que vive nas ruas", complementa.

Felipe revela que, desde o início da campanha, foram arrecadadas 193 peças. "Nós estamos divulgando na própria escola e nas redes sociais; também pedimos ajuda para que vereadores postem o cartaz em seus sites, além da mídia e de toda a comunidade", comenta o estudante do último ano do Ensino Médio da escola Helena.

Expectativas

Felipe também diz que, apesar da crise, ele espera arrecadar um número maior de peças. "No ano passado o grêmio não estava bem estruturado e conseguimos apenas umas 60 peças. Em 2016 esperamos bater o recorde de 2012, quando foram angariadas cerca de mil peças", lembra. "A prioridade é ajudarmos os alunos da escola(muitos são da zona rural) que não têm condições de comprar roupas de frio, além da comunidade próxima e o pessoal de Capivari, que perdeu tudo na enchente", garante.

A campanha Gentileza Gera Gentileza segue até o dia 26 de junho, e quem quiser colaborar é só levar aquela peça de inverno que já não serve mais, porém, que esteja em bom estado, até a escola Helena, que fica na Rua Tuiuti, esquina com a Avenida Itororó, Cidade Nova. A escola fica aberta das 7h às 23h, de segunda a sexta-feira, e nos fins de semana das 9h às 16h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 98769-5827 e pelo e-mail: [email protected]

Esquenta

Este ano, o tema escolhido para a campanha da Secretaria Estadual foi Malu Moletom, personagem de um curta metragem que tem sido exibido nas escolas. Todo o material arrecadado é repassado a entidades assistenciais ou para as comunidades locais. Nos últimos oito anos, a Secretaria arrecadou mais de 11 milhões de doações.

De acordo com Ricardo Addeo Dias, coordenador do Programa Escola da Família, as escolas estaduais são os maiores polos da campanha. "A ideia é que cada unidade organize a distribuição e, desse modo, entidades e comunidades do entorno sejam beneficiadas", explica.

O Programa Escola da Família também já prepara, para o dia 25 de junho, o Dia do Esquenta, que ocorre todos os anos. Na oportunidade, todas as unidades estarão unidas e organizadas em prol das doações.


Fonte:


Notícias relevantes: