Indaiatuba

Operação Tapa-Buraco avança para mais regiões

RUA

As equipes da Operação Tapa-Buracos da Secretaria de Obras e Vias Públicas (Semop) aumentaram o ritmo de trabalho para a manutenção das ruas do município, ainda mais após as fortes chuvas fora de época que atingiram a região.

Depois dos períodos chuvosos, as infiltrações de água acabam rompendo o pavimento asfáltico, principalmente em vias com fluxo intenso de veículos. Nos cinco primeiros meses de 2016, o serviço consumiu uma média mensal de 1 mil toneladas de massa asfáltica.

A pasta está finalizando um novo projeto que deve atender mais ruas e avenidas de outras regiões do município.

Em períodos de chuvas fortes ou frequentes, os problemas no asfalto acabam se intensificando porque a água se infiltra nas rachaduras que são causadas pelo fluxo de veículos e tira a sustentação do pavimento. Com o passar do tempo, essas infiltrações rompem a camada de asfalto e se transformam em buracos. “Normalmente, o volume de serviços aumenta bastante entre outubro e março, mas esse ano as chuvas ainda persistem”, justifica o secretário de Obras, Leandro Dias de Souza.

Nesses períodos, o secretário explica que a prioridade inicial é para as avenidas e vias principais, onde circulam mais veículos. “Após concluirmos esses atendimentos emergenciais, a equipe do Tapa-Buracos segue para os bairros, atendendo o cronograma de trabalho rotineiro da Secretaria”, lembra Souza, acrescentando que o reparo não pode ser feito em piso molhado, o que impossibilita a adesão do asfalto à base, por isso dependem de uma estiagem para a colocação da massa.

A Operação Tapa-Buracos envolve três equipes que totalizam cerca de 40 funcionários, entre motoristas, operadores, rasteleiros, ajudantes e encarregados da secretaria.

No ano passado, foram recapeados 154 mil m² de asfalto, atendendo mais de 40 ruas e trechos das principais avenidas da cidade.

Solicitações

Para a identificação dos pontos que necessitam de manutenção, funcionários da Secretaria de Obras realizam um trabalho de acompanhamento contínuo nas ruas. A população também pode solicitar o serviço.

Qualquer cidadão pode fazer as solicitações de reparos no asfalto utilizando os canais de comunicação que são disponibilizados pela Prefeitura, entre eles o telefone 0800-770-7702, o e-mail [email protected], o Fale Conosco disponível na página da Prefeitura (www.indaiatuba.sp.gov.br) ou diretamente na Secretaria de Obras, pelo telefone 3801-8830.

Política

Alguns pré-candidatos a vereador aproveitam os trabalhos do Tapa-Buraco para promoção em redes sociais. Nesta semana, um pré-candidato postou em sua página do Facebook que graças ao trabalho de seu grupo político é que estavam tapando buracos nas ruas Boa Ventura Dias Tomé e Abramo Bernardinetti, na Vila Castelo Branco.

Em ofício a Secretaria de Obras notifica a Secretaria de Governo de que não foi feito nenhum pedido para reparar essas vias em questão. Como cita o documento: “não constam solicitações, sejam de munícipes ou da câmara municipal, para efetuar reparo no pavimento” dessas ruas citadas pelo político.

A Pasta informa ainda que “os reparos foram executados pela equipe de manutenção de vias pavimentadas e faz parte do serviço de manutenção constante realizado em todo o município”.


Fonte:


Notícias relevantes: