Indaiatuba

Semfabes reforça ações de conscientização e combate no mês de junho

As atividades de combate ao trabalho infantil são constantes, porém, em junho a Semfabes intensifica as ações, tomando iniciativas como a fixação de outdoors, cartazes em ônibus (Viação Indaiatubana), busdoor e divulgação nas mídias. O objetivo é o de conscientizar para a não exploração dos jovens na mão de obra.

As atividades visam mostrar, com recreações e brincadeiras, a importância da fase da infância no desenvolvimento de crianças e adolescentes, e seus reflexos na vida adulta. Todas as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) contam com uma programação individual que é divulgada para as famílias atendidas.

A agenda foi aberta na última quinta-feira, na Câmara Municipal, com o primeiro Fórum da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil, que trouxe debates sobre o tema e contou ainda com a palestra da juíza da 2ª Vara do Trabalho de Franca, Dra. Eliana dos Santos.

Na manhã de hoje, entre 9h e 12h, na Praça D. Pedro II, serão realizadas atividades voltadas às crianças, como a cama elástica, piscina de bolinhas, pintura facial, escultura de bexigas, além da apresentação do canil da Guarda Civil e da presença da mascote Canguru, que irá interagir com o público infantil. Essas atividades também serão apresentadas amanhã, no mesmo horário, no Shopping Jaraguá.

No próximo sábado, das 14h às 16h, haverá o primeiro Encontro do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), na quadra do CRAS IV, no Jardim Morada do Sol. O evento irá contar com as mesmas atividades realizadas na praça e no shopping.

Em continuidade, no dia 20 de junho, também das 14h às 16h, terá a exibição do Cine Fórum CRAS Jovem e jornal Formando e Informando, que irá apresentar documentários que abrem a discussão sobre o tema com os jovens que frequentam as oficinas. Por fim, o grupo Matéria Rima encerra as atividades no Centro Esportivo do Trabalhador, com o trabalho pedagógico que envolve teatro, música e oficinas. A apresentação será a partir das 13h, voltada para os assistidos pelos CRAS e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Os trabalhos de mobilização, prevenção e identificação junto aos CRAS complementam as atividades, e incluem ainda os pais dos menores. "Temos também outras ações estratégicas, realizadas em conjunto com a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, tais como as cartas-ofício enviadas às empresas de propaganda (panfletos), postos de gasolina, lava-jatos, supermercados, informando sobre a legislação e o trabalho da Comissão no Município", observa Sandra Maria de Morais, diretora do departamento de Proteção Social Especial. "Nós ainda fazemos acompanhamento das famílias no CRAS e no CREAS, e efetuamos a busca e abordagem contínuas, com apoio do poder público e das ONGs", conclui Sandra.


Fonte:


Notícias relevantes: