Indaiatuba

Outono é o mais rigoroso dos últimos 2 anos

OUTONO

Depois de um longo tempo afastado, o frio chegou com tudo nesta semana, fazendo com que os casacos, cobertores e edredons fossem desentocados do guarda-roupa. Desde a última terça-feira, especialmente no período da tarde, as temperaturas despencaram, e as madrugadas chegaram a registrar mínima de 5ºC em Indaiatuba, fazendo deste o outono mais rigoroso dos últimos dois anos.

Segundo as previsões da Climatempo, os termômetros começam a subir apenas na próxima terça-feira. Para hoje, a mínima será de 8ºC e a máxima de 17ºC; amanhã, Dia dos Namorados, o clima deverá favorecer quem pretende comemorar em casa, já que a mínima será de 5ºC e a máxima ficará entre 16ºC e 18ºC. Na segunda-feira, dia de Santo Antônio, essas médias devem se manter iguais.

Os meteorologistas destacam também que as temperaturas registradas até o dia 14, provavelmente, serão as mais baixas dos últimos dois anos. Já a partir de terça-feira, a mínima ainda será baixa (9ºC), porém, a máxima sobe um pouco e vai para 22ºC.

O ar polar é responsável por manter as temperaturas baixas, principalmente ao Sul da região Sudeste, ocasionando geadas em algumas áreas, como Sorocaba, Itapetininga e Campos do Jordão. Na capital paulista, a mínima tem estado em torno dos 7ºC, e a máxima de 19ºC. O tempo deve permanecer firme, com sol e poucas nuvens, sem previsão de chuva.

Foco e fé!

A vendedora Jéssica Maísa Apolinário dos Santos acorda às 6h para trabalhar e a reportagem a flagrou na feira, aproveitando um salgado durante a pausa da atividade. Ela diz que o pior mesmo é ter que sair da cama. "Como meu trabalho é externo e tenho de andar de moto, coloco muitas blusas. Daí, à noite, tem faculdade e vai mais roupa ainda", brinca.

Os feirantes Edinho Ambrust e Rodrigo Vieira já são escolados em madrugar, pois acordam por volta das 4h30, e revelam algumas táticas para driblar o clima gelado do início da manhã. "Montamos as barracas em torno das 5h etemos que vir com muitas blusas - parece uma cebola que a gente vai descascando", compara Edinho.

Eles fazem essa rotina de terça a sábado, mas garantem que já estão acostumados. Edinho afirma que nunca perdeu hora, mas Rodrigo confessa que se atrasa sempre. "Na verdade, acaba se tornando algo tão rotineiro que nosso corpo acostuma. Acontece que lá no Portal do Sol, onde eu moro, tem mata em volta, o que aumenta o frio. Então, a técnica que eu utilizo para diminuir o frio é calçar meias antes de sair da cama. Daí, depois, é só colocar blusas, uma touquinha, tomar um café quentinho e já estou pronto para sair. O engraçado é que lá pelas 5h30 começo a sentir calor e chego a suar", conta o comerciante, bastante otimista.


Fonte:


Notícias relevantes: