Indaiatuba

Curso de instalação do Senai é um dos melhores do Brasil

O curso de aperfeiçoamento de Instalador de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica promovida pelo Senai Indaiatuba, é considerado um dos melhores cursos da área no Brasil. "Somente a unidade de Indaiatuba possui esse curso", aponta o diretor Quirino.

Com duração de 72 horas, o curso já vai para a sua terceira turma com início em julho, todos os sábados das 8h às 17h. Um dos pré-requisitos é já ter algum curso técnico na área de elétrica ou vivência em ambiente de trabalho.

O aluno Matheus Dantas, técnico em Edificações, começou o curso para aprender um pouco mais sobre energias renováveis, já que atualmente trabalha na empresa de seu pai que vende placas de aquecedor solar. "A energia fotovoltaica vem como promissora, como uma energia do futuro. E a gente está tendo que se aperfeiçoar para atender os clientes futuramente com essa tecnologia. O mercado é bem amplo, bempromissor. No início vai demorar um pouco para pegar, pois é uma novidade e as pessoas tem receio de adquirir os sistema", afirma.

De acordo com Matheus, a durabilidade da placa de energia fotovoltaica instalada é de 25 anos. "Não é que a placa de energia deixa de funcionar. Mas ela diminui o seu rendimento em até 80%", completa.

Kamada Asayuki, técnico em Eletricidade, é um outro aluno do curso do Senai com uma experiência de vida completamente diferente. Nascido no Japão, Kamada mudou-se para o Brasil e, mais precisamente para Indaiatuba, por conta da empresa Yanmar. "Esse curso aqui no Brasil já deveria ter começado antes. Em outros países, já está bastante avançado e o governo precisa incentivar mais. Acredito que daqui há cinco ou dez anos vai ser bem utilizado em Indaiatuba".

O professor Quirino afirma que muitos de seus alunos já estão inseridos no mercado de trabalho nessa área e que ainda existem outros que pensam em abrir um negócio específico sobre energia fotovoltaica.


Fonte:


Notícias relevantes: