Indaiatuba

Torcetex comemora 60 anos de história

COMEMORAÇÃO

Carmen Lúcia e Plínio José Cardoso da Silva comemoraram na semana passada os 60 anos da empresa Torcetex.

O evento contou com coquetel e jantar; palestra da historiadora Eliana Belo Silva, da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba; e show de Jane Duboc e Eduardo Santhana; e teve a participação de clientes, fornecedores, imprensa e diretores de outras empresas do município.

A ocasião lembrou o início da marca. Em 1934, surge na cidade a Usina Indaiatuba, de propriedade de José Pedro Cardoso da Silva, transformada em 1942 na Fiação de Seda São Pedro. Na década de 1950, com a chegada do nylon, a seda perde força no mercado e é criada a Torcetex com uma grande ideia - produzir palhas a partir do substrato do algodão.

Ocorre que o médico José Pedro Cardoso da Silva, criador da empresa, desempenhou em Indaiatuba um papel de importância muito além da empresarial - de personalidade dinâmica e empreendedora, o médico teve um papel fundamental para o desenvolvimento da cidade.

Hoje, além de possuir uma alta diversidade de nichos de mercados atendidos, a empresa conta com um portfólio de mais 900 produtos, investindo sistematicamente em inovação.

História

Em texto da historiadora Eliana Belo, é lembrado que registros documentados nos levam a afirmar que José Pedro Cardoso da Silva iniciou sua vida como empreendedor praticamente no mesmo período em que exercia a medicina na cidade através de um inicialmente e pequeno negócio de beneficiar algodão.

Em 1956, no mesmo prédio da Rua 11 de Junho onde funcionaram seus negócios desde a primeira Usina Indaiatuba até a Fiação de Seda São Pedro, nascia a Torcetex. O local funcionou como uma incubadora da empresa, já com a quarta geração assumindo a gestão de parte dos processos.


Fonte:


Notícias relevantes: