Indaiatuba

Cidade deve receber paróquia anglicana

RELIGIÃO

A cidade deve receber ainda neste ano uma paróquia da igreja anglicana, segundo o bispo José Moreno. Em visita à Tribuna, Moreno explicou que chegou à cidade neste ano com o intuito de fundar uma igreja anglicana no segundo semestre do ano.

"Eu sou de São Paulo, mas estava no Rio de Janeiro, faz um mês que vim para Indaiatuba. Como Bispo, temos autonomia para poder instalar uma igreja. Eu fui ordenado Bispo em 2004, mas tenho 41 anos de ministério e 64 anos de idade, e queria voltar para uma cidade perto de São Paulo e, que ao mesmo tempo, não tivesse uma igreja anglicana", explica Moreno.

O Bispo também conta que busca um local para iniciar as celebrações. "A ideia é conseguir um local provisório, sem custo, como escola ou uma associação de bairro que nos empreste um espaço para fazermos as celebrações até conseguirmos alugar um espaço, ou comprar um terreno para construir. Se Deus quiser, quero bem antes do fim do ano conseguir iniciar as celebrações", afirma.

Por enquanto, a igreja anglicana mais perto do município é em Campinas.

História

Moreno também explica a diferença da igreja anglicana com a católica. "Em termos de liturgia nossa missa é muito parecida com a igreja católica. O que difere é a teologia, porque somos uma igreja que adotou no século XVI, quando teve a reforma, a teologia reformada, por exemplo, não é comum ter imagens nos templos e não temos veneração de Maria como intercessora", explica. "Outra diferença é que nós podemos casar e os sacerdotes romanos não podem. Além disso, eles têm uma submissão hierárquica que vai até o Papa, nós não temos essa hierarquia. Cada Bispo em sua jurisdição é a autoridade máxima", explica.

De acordo com Moreno, historicamente, a igreja anglicana começou nos anos 200. "Acreditamos que a igreja anglicana tenha surgido nos anos 40, na Inglaterra, mas a confirmação histórica que temos é do ano 200. De 200 até o ano 664, a igreja era autônoma, sem vínculo com Roma. No ano de 664, aconteceu um concílio que determinou que a igreja da Inglaterra se subordinasse ao Papa de Roma e só no século VII que a igreja filiou-se a Roma", comenta. "No século XVI, quando teve a reforma da igreja, a anglicana desfilou-se", conta.

No Brasil, a igreja tem por volta de 150 anos. "Ela chegou por meio dos ingleses que vieram construir rodovias. Inicialmente, a igreja chegou como uma capelania, não veio como missão para evangelizar os brasileiros", completa.


Fonte:


Notícias relevantes: