Indaiatuba

Aprenda quatro receitas para comemorar o Dia dos Avós

DIA DOS AVÓS

É celebrado hoje, dia 26 de julho, o Dia dos Avós. Para comemorar, nada como passear na casa da vovó e ser recebido com aquele cheirinho bom vindo da cozinha. Pratos deliciosos e recheados de carinho como lasanha, bolinho de chuva, bolo de banana e muitos outros que elas têm o dom de deixar irresistíveis.

Essas delícias podem ser bem calóricas se preparadas com ingredientes açucarados e gordurosos, por isso, pra quem gosta de manter a forma é preciso fazer algumas adaptações. “Para manter o sabor desses pratos, mas reduzir as calorias é importante fazer trocas e substituições. Procure sempre ingredientes frescos e saudáveis, troque o óleo por azeite, substitua a farinha branca por integral, prefira o açúcar demerara, mascavo ou de coco. Outra boa dica é converter preparações fritas em assadas”, sugere a nutricionista do Oba Hortifruti, Letícia Amaral.

O bolo de banana com aveia é uma das adaptações. É preciso usar cinco bananas, três ovos, duas xícaras de chá de farinha de aveia, uma xícara de chá de açúcar de coco, quatro colheres de sopa de óleo de canola, uma xícara de chá de leite de desnatado, uma colher de sopa de fermento em pó e canela a gosto. Bata todos os ingredientes no liquidificador ou batedeira, incluindo uma das cinco bananas, adicionando o fermento no final para uma última batida. Unte e enfarinhe a forma. Despeje metade da massa e coloque as 4 bananas restantes picadas no meio, polvilhadas com açúcar de coco e canela, e cubra com o resto da massa. Coloque no forno a 180°C pré-aquecido e asse até dourar (de 30 a 40 minutos).

Uma torta de frango funcional é outra opção, com duas xícaras de chá de farinha de arroz, dois ovos, uma xícara de chá de azeite de oliva extra virgem, uma xícara de chá de leite desnatado, uma colher sopa de chia e uma colher sopa de fermento para a massa. O recheio inclui um peito de frango cozido e desfiado, um tomate picado em cubos, meia cebola picada em cubos, um dente de alho picado, pimentão picado a gosto, cem gramas de creme de ricota light, uma xícara de milho verde cozido, óleo de canola para refogar, sal e pimenta a gosto. Para preparar, refogue a cebola, tomate, alho, pimentão e o milho no óleo de canola e adicione o frango desfiado. Mexa bem, tempere a gosto, adicione o creme de ricota light até formar molho cremoso, reserve e deixe esfriar um pouco antes de montar a torta. Misture todos os ingredientes da massa no liquidificador e reserve. Coloque a metade da massa em uma forma já untada, depois distribua o recheio delicadamente e termine colocando a outra metade da massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por uns 30 minutos ou até dourar.

Sobremesas

Para a sobremesa da vovó, um biscoitinho de chocolate também pode ser repensado com uma xícara de chá de cacau em pó sem açúcar, uma xícara de chá de farinha de trigo integral, meia xícara de chá de açúcar mascavo, meia xícara de chá de óleo de canola, uma colher de chá de fermento em pó e dois ovos. Para preparar, adicione todos os ingredientes secos (exceto o fermento) em uma tigela grande e misture. Então acrescente os ingredientes molhados um a um e vá incorporando. Ao final adicione o fermento. Separe pequenas porções dessa massa e formato de argolinhas e coloque em uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga com uma distância de 2 cm entre elas, para que não grude umas nas outras quando cresçam. Leve ao forno médio pré-aquecido por 20 minutos ou até dourarem. Espere amornar e sirva. Podem ser guardados em potes herméticos para serem consumidos depois.

E por fim, tem também o tradicional bolinho de chuva, mas assado. Para fazer: dois ovos, uma colher de sopa de margarina, meia xícara de chá de adoçante para forno e fogão ou frutose, duas xícaras de chá de farinha de trigo, três quartos de xícara de chá de leite semi desnatado, uma colher de sobremesa de fermento em pó, 150 g de goiabada cortada em cubinhos e forminhas de empadinha. Para fazer, em uma tigela, misture os ovos, a margarina, o açúcar, a farinha, o leite e o fermento até ficar uma massa mole e homogênea. Misture os cubos de goiabada. Distribua em forminhas de empadinhas untadas com margarina. Coloque-as em uma assadeira e asse no forno pré aquecido a 200°C durante 20 minutos ou até dourar.


Fonte:


Notícias relevantes: