Indaiatuba

Emissão de passaporte tem atraso de mais de 40 dias

PASSAPORTE

A retirada ou renovação de passaporte internacional está levando mais tempo do que o normal. Os que estão com viagens internacionais marcadas para os próximos meses, devem procurar o posto da Polícia Federal (PF) o quanto antes, já que a espera pelo documento ultrapassa os 40 dias - e que, normalmente, não levava mais de um mês.

O problema foi a avaria em uma das máquinas, segundo divulgado pela Casa da Moeda do Brasil (CMB), responsável contratual pela produção de passaportes. Isso impossibilitou o cumprimento dos prazos de entrega inicialmente previstos nos postos de emissão dos passaportes - disse em nota a assessoria da CMB, na tarde da última quinta-feira. A falha no equipamento causou a paralisação temporária da produção dos documentos, comuns e de urgência. Antes, o prazo de emissão de passaportes era de seis dias úteis.

"Vim aqui para renovar meu passaporte, mas a atendente já me informou que terei de esperar, pelo menos, 45 dias", conta a estudante Bruna Marques Silva. "Ainda bem que não marquei nenhuma viagem para breve, senão estaria preocupada", completa.

Uma moradora de Mogi Mirim, que preferiu não ter seu nome divulgado, disse que veio até Indaiatuba para ver se consegue obter a renovação de seu passaporte mais rápido. "Passamos antes no posto da PF em Campinas, porém, lá eles só têm agendamento para o dia 28 ou 29 de agosto. Daí minha amiga me trouxe até aqui e consegui marcar para 19 de agosto", relata a senhora.

Ela pagou R$ 257,25 para renovar o passaporte. "Fora as despesas de viagens a Campinas, e depois até Indaiatuba, vou gastar novamente para retornar aqui e buscar o documento. Pagamos bem caro, e o governo não nos oferece um serviço de qualidade", criticou.

Agendamentos

De acordo com a nota publicada pela assessoria da CMB, a expedição de passaportes deverá ser normalizada na próxima semana. A substituição da peça com defeito já foi feita ao fornecedor, na Alemanha, e, por enquanto, a CMB busca alternativa para agilizar a retomada da produção.

A PF, por sua vez, informa aos cidadãos que os agendamentos continuam sendo feitos normalmente, e que há a possibilidade de solicitar prazo de urgência; para isso, deve ser paga uma taxa no valor de R$ 77,17. Normalmente, o prazo de entrega de urgência fica em torno de três ou quatro dias; entretanto, com o imprevisto ocorrido, pode também sofrer atrasos.

Para os cidadãos que solicitaram passaportes e o prazo de entrega venceu ou irá vencer em breve, a CMB orienta enviar e-mail para: [email protected], informando o nome completo e número de protocolo.

A Tribuna procurou a assessoria da PF do Aeroporto de Viracopos, responsável pelo posto no Polo Shopping, questionando sobre a quantidade de passaportes emitidos e renovados no município, assim como o prazo médio atual de espera pelos documentos; porém, não obteve retorno até o fechamento da edição.


Fonte:


Notícias relevantes: