Indaiatuba

Trabalho na Rui Barbosa acaba em 40 dias

REVITALIZAÇÃO

Os trabalhos de revitalização da Praça Rui Barbosa, na região central, devem ser concluídos dentro de 40 dias. A nota foi divulgada ontem pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), e informou ainda que outros pontos da cidade também estão recebendo os trabalhos de limpeza, controle de pragas, recuperação de canteiros e obras.

Na semana passada, os serviços na Praça Rui Barbosa já estavam sendo realizados e, entre os principais, foram feitos a substituição dos canteiros, a retirada de árvores mortas, além da poda de iluminação, o controle de pragas e a limpeza completa do lago das carpas.

"Ainda foi feito um trabalho minucioso de controle de pragas como as cochonilhas e fungos em árvores e plantas, e a infestação de caramujos", apontou José Carlos Selone, secretário da Semurb.

As podas das árvores tiveram o objetivo de aumentar a iluminação na praça. "Já a retirada das árvores mortas e outras plantas visou a desinfecção do local", complementou Selone. "O projeto de revitalização da praça inclui também as obras de reparos do piso, que é revestido por pedras portuguesas; a troca das lixeiras, o rebaixamento das guias e a troca da iluminação atual", acrescentou o secretário.

Selone prevê que os trabalhos na praça serão finalizados dentro de 40 dias. "A infestação das pragas estava sob controle, pois a secretaria já estava monitorando o espaço desde o início do ano. Além disso, a praça tem árvores de grande porte, e as copas fazem muita sombra, o que torna o ambiente propício para algumas pragas, principalmente quando há muita umidade em épocas de chuvas frequentes, como aconteceu nos primeiros meses deste ano", avaliou.

Sobre as infestações de caramujos, Selone disse que há uma orientação da Secretaria da Saúde para a limpeza dos terrenos, de modo a receberem sol nessa época do ano. "Como estamos na estiagem, o procedimento irá impedir o surgimento desta espécie nos períodos chuvosos, quando costumam proliferar", alegou.

Próximas

O secretário enfatizou também que revitalizações deverão ser feitas nas praças do Chafariz, a Elis Regina, e a Prudente de Moraes, respectivamente. "Nas praças, os serviços prioritários compreendem a substituição de canteiros antigos e a poda de árvores, além de serviços de manutenção de pisos e calçadas", salientou.

Sobre as reurbanizações, Selone lembrou que a Secretaria de Urbanismo atua na revitalização da primeira parte do Parque Ecológico. "Ali os servidores trabalham na construção de quiosques de alvenaria e na troca do playground", finaliza.


Fonte:


Notícias relevantes: