Indaiatuba

Guardas civis participam de treinamento

TREINAMENTO

No final de junho, a Guarda Civil Municipal (GCM) participou do treinamento de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), disciplina do curso de Operações Especiais. O treino foi ministrado pelo Grupo de Resgate Voluntário e pela Defesa Civil de Indaiatuba, nas dependências do condomínio Multi Modal.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes, e a subinspetora da GC, Marilsa Souza, estiveram presentes ao treinamento, com a participação de 38 guardas civis, que realizaram as atividades durante todo o dia, no período das 8h às 17h.

"Este foi considerado um treino de alto nível, por meio do qual os participantes mantiveram intenso desempenho durante o dia, o que gerou valor tanto ao trabalho do Grupo de Resgate Voluntário, como ao desenvolvimento nas Operações Especiais", comentou Emerson dos Santos Berger, gerente do Multi Modal, que acompanhou o treinamento da equipe de segurança.

Técnica

As situações de resgate vêm ganhando maior importância no mundo, especificamente em países atingidos por terremotos, atentados terroristas e outros desastres que resultam em estruturas colapsadas, e que exigem o emprego da técnica denominada BREC. Uma estrutura colapsada se refere a um edifício destruído por abalo sísmico, por exemplo, que sofre um colapso e soterra pessoas. A fim de salvar o maior número possível de vítimas, as equipes socorristas devem conhecer os procedimentos para quebrar e retirar o concreto, sem ferir ainda mais os soterrados.

A capacitação em BREC é empregada conforme as técnicas internacionais padronizadas pelo Gabinete de Assistência para Desastres da Agência para o Desenvolvimento Internacional do Governo Federal dos Estados Unidos da América - região para América Latina e Caribe (OFDA-LAC/USAID). Há cerca de sete anos, a técnica BREC foi utilizada por equipes brasileiras no Haiti, após o terremoto ocorrido naquele país.


Fonte:


Notícias relevantes: