Indaiatuba

Começa a 74ª edição da Romaria a Pirapora

PIRAPORA

Está acontecendo neste fim de semana a 74ª edição da Romaria de Indaiatuba a Bom Jesus de Pirapora. O tradicional evento religioso da cidade teve início nesta quinta-feira, às 19h, com bênção de São Cristóvão aos carros e participantes, na Igreja Santa Rita.

Neste ano, além da forte fiscalização policial, os romeiros não fazem a costumeira parada em Cabreúva.

Ontem, ao meio-dia, os pedestres saíram da Praça da Candelária; e hoje, às 7h, os cavaleiros e charreteiros se encontraram na Fazenda Pimenta, onde receberam a bênção do Padre Caio Augusto de Andrade. Em seguida, todos partiram rumo ao Santuário de Pirapora. Os ciclistas também saíram no mesmo horário, porém, a partir da Igreja Santa Rita, sob a bênção do Padre Xico, e seguiram o trajeto de 87 quilômetros pelas estradas municipais. Amanhã bem cedo, às 5h, será realizada a Missa; e os cavaleiros e charreteiros irão receber a bênção no mesmo local de saída, a Fazenda Pimenta, às 17h30; e os ciclistas, na Igreja Santa Rita, com chegada prevista para às 18h.

Alcides Gaspar, o Cidão, presidente e organizador da Romaria, reforçou que o ponto de encontro na Fazenda Pimenta foi mantido porque o centro da cidade não comporta mais o trânsito de charretes e cavalos. "Além disso, os romeiros não passam mais pela cidade de Cabreúva; agora o trajeto é pela Estrada do Bonfim até a parada do ponto do almoço, em torno do meio-dia", completou Cidão.

"Os tempos mudaram e temos de acompanhar", completou a romeira Salete Amstalden Costa, que há 37 anos participa do auto de fé católico. "Muita gente questiona o fato de não haver mais a procissão e a passagem dos cavalos e charretes pelas ruas da cidade. Acontece que, no passado, o cavalo era o meio de transporte comum na cidade; e além disso, o volume de carros hoje é muito maior, o que inviabiliza o trajeto dos romeiros, principalmente na região central", comentou.


Fonte:


Notícias relevantes: