Indaiatuba

Cresans forma 130 pessoas em projeto de Educação Alimentar

CURSO

O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans), vinculado à Secretaria da Família e do Bem Estar Social (Semfabes), entregou, na semana passada, 130 Certificados de Conclusão de Curso aos formandos do Projeto Educação Alimentar (PEA).

O projeto trabalha a reeducação alimentar por meio das orientações nutricionais visando à mudança de hábitos alimentares errôneos, através de técnicas dietéticas empregadas na forma de preparo dos alimentos convencionais, consumidos diariamente pelos atendidos e familiares.

Os participantes receberam, durante quatro meses, aulas semanais onde houve atendimento nutricional com avaliação física, exames bioquímicos e elaboração de plano alimentar, assim como aulas em grupo na cozinha experimental com o auxílio da culinarista. Ainda foram acompanhados do serviço social e encaminhados para a rede de serviços e fornecimento de cesta básica mensal para os participantes que se enquadrarem nos critérios estabelecidos pela equipe técnica.

Os resultados contabilizados foram: redução do peso, assim como ganho de peso na desnutrição, tratamento nutricional no câncer, redução nas taxas de glicemia, colesterol, triglicerídeos, ácido úrico, melhora na dermatite atópica, esteatose hepática, além do combate ao desperdício de alimentos e estímulo a um processo constante de aprendizagem sobre a alimentação adequada e saudável, qualidade de vida, elevação da autoestima, fornecimento de vínculos comunitários e alternativas de geração de renda.

O secretário da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan, na ocasião, lembrou que a cada seis meses é feita a formatura do Cresans e que, a cada etapa, aumentam os participantes. "Agora vocês se tornaram multiplicadores desses conhecimentos que estão ligados à qualidade do alimento e a saúde das pessoas. Quero parabenizar vocês que conseguiram concluir o curso e isso é importante para nós”, declarou.

A diretora do Cresans, Viviane Barnabé agradeceu à administração municipal pelo empenho no projeto de Educação Alimentar e à toda equipe de trabalho que colaborou para atender a população e colocar em prática o projeto que já beneficiou cerca de 1,2 mil pessoas em Indaiatuba.

A próxima turma terá início em agosto e para mais informações sobre como participar do curso, basta ligar (19) 3834-4104 ou 3834-4129.


Fonte:


Notícias relevantes: