Indaiatuba

Fórum Regional sobre o tema aconteceu na quinta

Na quinta-feira, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu um Fórum Regional sobre Violência contra Pessoas com Deficiência em Campinas, no Centro de Conhecimento da Água - Biblioteca e Educação Ambiental.

Na oportunidade, além de Marcos Alexandre Schwerz, da Coordenadoria de Projetos da pasta, estavam presentes gestores municipais de diversas áreas, com o objetivo de estimular o desenvolvimento local e regional de uma rede de gestores públicos e de planos de ação de enfrentamento à violação de direitos e violência contra a pessoa com deficiência ao fomentar, por exemplo, a criação de Conselhos Municipais, Secretarias e Coordenadorias que trabalhem na implementação de políticas públicas e de ampliação e consolidação de direitos para esse público.

Cada região terá quatro fóruns temáticos, cada um abordando um assunto em específico. O próximo de Campinas será no dia 18 de agosto.

Delegacia

O encontro visa também produzir diagnósticos da situação em que as pessoas com deficiência se encontram na região e observar os resultados de iniciativas exitosas do governo do Estado como a criação da Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência (DPPD).

Implantada em junho de 2014, a DPPD atende casos de discriminação e outros crimes em que a presença de deficiência caracterize agravante, tornando a vítima mais vulnerável. Sua atuação não se restringe ao trabalho policial, pois também orienta sobre direitos e encaminha as vítimas para serviços de proteção social.

No mesmo período, todo Registro Digital de Ocorrência - mais conhecido como B.O. - feito em uma delegacia de polícia passou a ter um campo específico para identificar se a vítima apresenta algum tipo de deficiência. A mudança reforça a determinação de retirar o véu de invisibilidade que pairava sobre o tema.


Fonte:


Notícias relevantes: