Indaiatuba

Secretário estadual de Educação faz palestra na cidade

O secretário estadual de Educação, José Renato Nalini, esteve em Indaiatuba na segunda-feira a convite da ONG Um Milhão de Amigos e ministrou uma palestra sobre Mediação e Resolução de Conflitos para 400 alunos da rede pública estadual.

Depois, ele visitou a Escola Estadual Professora Helena de Campos Camargo, onde, acompanhado da presidente da ONG, Eliete Bueno, e da dirigente regional de ensino, Deise Godoy, foi recepcionado pela direção da escola, coordenação e alunos.

Na palestra, realizada no Indaiatuba Clube, o secretário falou para alunos gremistas, professores mediadores, dirigentes regionais de Caieiras, Sumaré, Campinas e Capivari (a qual pertence Indaiatuba), além de supervisores de ensino e autoridades.

De acordo com a presidente da entidade, Nalini abordou a importância do respeito mútuo para a vida em sociedade e foi acrescentado pelos projetos desenvolvidos por alguns grêmios estudantis, que promovem a Cultura de Paz. "Temos que aprender a ouvir os argumentos dos outros e entender que a busca por soluções pacíficas é uma missão que podemos desempenhar. Vamos fazer uma Pátria justa, fraterna e solidária", disse o secretário. "A bola está com vocês".

Ele também ressaltou o desafio que é dirigir uma secretaria que engloba quase 4 milhões de alunos distribuídos em 5,3 mil escolas em todo o Estado.

Direito

Por fim, enfatizou o direito constitucional à educação, que tem como objetivo promover o desenvolvimento dos alunos, capacitá-los para o exercício consciente da cidadania e, ainda, a promoção da qualificação para o trabalho.

Em complemento, o prefeito em exercício, Antonio Carlos Pinheiro, que também foi juiz, falou sobre Nalini em sua época de jurista. "O desembargador Nalini sempre foi um grande defensor da mediação e da conciliação, e esse é um tema que ele tem grande domínio. Na época em que eu ainda era juiz, ele presidia o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo", lembrou.

Além das dirigentes e do prefeito, a secretária de Educação de Indaiatuba, Rita de Cássia Trasferetti, também participou da palestra com o secretário estadual.

ONG

A ONG Um Milhão de Amigos foi criada em 2003 pela professora Eliete Bueno, com o objetivo promover ações educativas para diminuir casos de violência e bullying nas escolas.


Fonte:


Notícias relevantes: