Indaiatuba

Colégio Meta se prepara para o Enem

Criado para avaliar o desempenho dos estudantes no final da Educação Básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reformulado com o passar do tempo e hoje é uma importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e particulares. Do Enem derivam ainda alguns programas de bolsas e financiamento estudantil para universitários.

Atualmente o Enem acontece em dois dias e é composto por 180 questões que avaliam quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O estudante deve também realizar uma redação dissertativa que deve obedecer a norma culta da Língua Portuguesa, explorar o tema proposto e trazer uma solução para a questão problema apresentada. A correção da avaliação leva em consideração algumas competências: domínio da linguagem escrita formal; compreensão da proposta da redação e aplicação dos conceitos de diferentes áreas no desenvolvimento do tema; capacidade de seleção, organização, relacionamento e interpretação das informações; elaboração da proposta de intervenção para o problema abordado.

Daí, a importância da preparação para as provas do Enem. Deixar os estudos para as últimas semanas não é uma opção para se sair bem nas provas do Enem, comenta Mara Dario, coordenadora do Ensino Médio, Unidade II do Colégio Meta. A preparação deve ser planejada e seguida com responsabilidade: elaborar um cronograma de estudos, reservar um tempo maior para as disciplinas que tem mais dificuldade, tirar as dúvidas com seus professores são algumas dicas a serem seguidas para ter sucesso no Enem.

Frente a essa realidade, o Colégio Meta, em conjunto com o Sistema Ético de Ensino, vem buscando uma adequação de seus materiais e atividades didáticas para que atendam plenamente às exigências desse exame oferecendo recursos para auxiliar seus alunos nessa preparação - as oficinas de redação, nas quais é possível discutir sobre as propostas já sugeridas no exame, debater sobre possíveis temas a serem propostos além de praticar a redação. Uma outra ferramenta é o Simulado Enem que permite ao aluno o aprendizado quanto ao tipo de prova que é o Enem, calcular o tempo gasto em cada área do conhecimento.

Nesse último final de semana que o Colégio ofereceu a seus alunos mais um simulado Enem. Essa atividade aconteceu no sábado e domingo, na Unidade I e foi oferecido aos alunos do Ensino Médio das duas unidades.

Queremos parabenizar a todos os participantes pois a dedicação é a chave do sucesso e convidar a todos os alunos a estarem conosco no próximo simulado.

Aproveitamos também para colocarmo-nos à disposição de todos que queiram conhecer a nossa proposta de trabalho. Venham nos visitar em nossas duas unidades: Unidade I (Rua Herminio Steffen, 96, Jardim Regina) e Unidade II (Avenida Coronel Estanislau do Amaral, 1.541, Itaici).


Fonte:


Notícias relevantes: