Indaiatuba

Indaiatuba ganha academia para o cérebro

CURSO

Indaiatuba ganha a partir de segunda-feira uma academia para o cérebro. A Supera já "treinou" mais de 50 mil pessoas no Brasil e oferece exercícios estimulantes para melhorar habilidades como memória, concentração e raciocínio.

Durante a semana de inauguração (de 29 de agosto a 3 de setembro), haverá aulas gratuitas para a população. Basta reservar com antecedência pelo telefone (19) 3825-2558.

Paulo Carramenha, proprietário da unidade de Indaiatuba, lembra que a academia funciona de manhã, tarde e à noite, e é voltada para todas as pessoas a partir dos 5 anos de idade. "A aluna mais velha da Supera tem 102 anos", revela.

As aulas se adequam de acordo com a idade. "Temos turmas de seis a dez pessoas, divididas por idade, e com desempenho e evolução individuais", explica Carramenha. "Para as crianças, elas são mais lúdicas e vão mudando conforme a idade".

Segundo o proprietário, para as crianças, o principal resultado é a melhora no desempenho escolar. "Adolescentes, normalmente, buscam para a época de vestibular e adultos vêm quando vão prestar concurso, prova da OAB ou tentam uma residência médica, por exemplo, ou ainda quando o momento profissional exige mais raciocínio, concentração", cita. "E para os idosos é importante para que o cérebro não atrofie; quando eles param de trabalhar, diminuem o ritmo, sentem esse impacto, então, para não ficar à toa, o método ajuda muito, sem contar a socialização deles com os colegas".

O método

O Método Supera - Ginástica para o Cérebro é um método complementar ao ensino formal, baseado nos modernos preceitos da neurociência aplicada à aprendizagem, e que leva ao desenvolvimento da cognição, das múltiplas inteligências e de habilidades fundamentais para o sucesso na vida escolar, profissional e pessoal.

A ginástica cerebral consegue desenvolver a capacidade cognitiva, social e emocional das pessoas; potencializa as capacidades de criar, concentrar, raciocinar e perseverar; desenvolve habilidades para interpretar, refletir, compreender e memorizar todas as situações vivenciadas; desenvolve disciplina e hábitos de estudo através da organização da utilização do tempo; melhora o desempenho escolar e leva os alunos a agir, refletir e conquistar resultados que enriqueçam sua vida, e eleva sua autoconfiança e autoestima; amplia o interesse, a capacidade de absorção e retenção do conteúdo da grade curricular; desenvolve e potencializa competências e habilidades fundamentais para o mundo globalizado e para as exigências do mercado de trabalho; e ainda amplia o universo dos alunos, investindo em situações de aprendizagem estimuladoras.

As atividades também proporcionam benefícios em curto prazo, relacionados a ganhos de performance e superação de dificuldades (como TDAH, sequelas de AVC etc.) e benefícios em longo prazo, relacionados a saúde e qualidade de vida, prevenindo o declínio mental e o desenvolvimento de doenças degenerativas do cérebro.

"Para ter uma vida saudável, não se pode deixar o cérebro nem o corpo de lado, é preciso praticar atividades físicas regularmente, dormir bem, beber muita água, ter uma alimentação balanceada e não se esquecer do órgão mais importante do nosso corpo", ressalta Antônio Carlos Perpétuo, fundador do método Supera. "Exercitá-lo com desafios na medida certa é o grande segredo para a longevidade", acrescenta Perpétuo, que completa: "Graças à neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro em se modificar e criar novas conexões neurais, a ginástica cerebral mantém as funções do cérebro, sem os efeitos colaterais dos remédios".


Fonte:


Notícias relevantes: