Indaiatuba

Montreal promove seu segundo sarau na terça

Na próxima terça-feira, 6 de setembro, às 19h, acontecerá uma festa em homenagem à arte: o II Sarau do Colégio Montreal.

O encontro tem o objetivo de divulgar e mostrar os trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alu-nos do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. Haverá apresentações de música, canto, dança, declamação de poemas, teatro, dramatizações de telas famosas, arte visual e muita energia criadora. "É nesse encontro, no II Sarau do Colégio Montreal, que os nossos alunos terão a incumbência de mostrar a arte em que eles acreditam. A ideia principal não é somente o aluno apresentar o que gosta, mas conhecer o erudito e transcendê-lo. Não é mágica; é papel da Educação", afirma a professora de Literatura, Virgínia de Oliveira.

A professora explica que o Sarau chegou ao Brasil quando da instalação da família real no Rio de Janeiro. Eram reuniões elegantes das quais participavam apenas a elite, com apresentações de música clássica, piano, poemas e dança. Eram também a oportunidade de firmar boas relações sociais e políticas. "Hoje os saraus acontecem como reuniões menos sofisticadas e não é só a elite que participa. Entretanto, o objetivo continua o mesmo: divulgar e apreciar a arte", explica Virginia.

"Como um dos papéis da escola é promover a cultura, ela deve abrir suas portas para as mais diversas expressões artísticas. Um evento como esse tem como objetivo estimular e valorizar a produção artística de nossos alunos. Talvez aqui eles encontrem a primeira oportunidade para mostrar sua arte e quem sabe se sintam inspirados e motivados a continuar desenvolvendo esse talento. Por isso convidamos a comunidade para prestigiar os trabalhos de nossos alunos", comenta Mauricéia Pereira, coordenadora do Colégio Montreal.


Fonte:


Notícias relevantes: