Indaiatuba

Meta vai participar da Olimpíada de Robótica

As Olimpíadas Científicas são uma iniciativa para a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos jovens utilizadas em praticamente todo o mundo. Além da difusão, as olimpíadas realizam muitas outras atividades, e, em muitos casos são também atores no processo de atualização dos professores e escolas.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica - tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens - para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

O Colégio Meta iniciou o Projeto de Robótica em 2014 e desde então, vem se destacando com sucesso. Atualmente é composto porcinco equipes: Metadroid I, Metadroid II, Metadroid Kids, TecnoMeta e TecnoMeta Kids.

Na etapa Regional 2016 da OBR que aconteceu na Unicamp, as equipes Metadroid I e Metadroid II conquistaram vagas para a etapa Estadual na FEI - Faculdade de Engenharia Industrial, que se realizou no dia 13 de agosto. A equipe Metadroid II levou o prêmio de melhor robô e a equipe Metadroid I além do prêmio de melhor equipe, conquistou a vaga para a Etapa Nacional que acontecerá em Recife.

Será o maior Congresso Científico de Robótica e Inteligência Artificial da América do Sul. As atividades acontecerão entre os dias 8 e 12 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon). Os visitantes poderão acompanhar competições e conferir os trabalhos de estudantes e pesquisadores.

O evento terá diversas atividades simultâneas em seus cinco dias, como competições, palestras, atividades acadêmicas e apresentações de robótica. Empresas de alta tecnologia, universidades e institutos de pesquisa poderão apresentar suas novidades para um público interessado na área. A expectativa é que circulem em média dez mil pessoas durante o evento.

A equipe Metadroid I, que conquistou a vaga para este Torneio Nacional em Recife, está levantando fundos para mais este incrível desafio. Fizeram nesta última sexta-feira (26/08), uma sessão cinema, no anfiteatro do Colégio. Foi um sucesso total! Muitos alunos participaram deste momento. A equipe também está vendendo esfihas, em parceria com a Casa da Esfiha de Indaiatuba com este mesmo propósito.

Sucesso e excelente desempenho é o que todos desejam para a equipe Metadroid I e que traga mais uma medalha para o Colégio Meta!

Para conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelos profissionais do Colégio, acesse o portal www.colegiometa.com ou faça uma visita à Unidade I, na Rua Hermínio Steffen, 96, Jardim Regina, ou à Unidade II, na Avenida Coronel Antônio Estanislau do Amaral, 1.541, Itaici.


Fonte:


Notícias relevantes: