Indaiatuba

Condutores reclamam de veículos parados em área exclusiva

TRÂNSITO

A Tribuna tem recebido diversas denúncias de condutores de vans escolares sobre carros particulares estacionados em locais de embarque e desembarque de estudantes. Inclusive, um veículo municipal foi flagrado em frente a uma das escolas.

Uma das motoristas de van, que prefere não ter seu nome divulgado, afirmou que não existe segurança nas áreas de entrada das instituições. "Quase todos param os carros ali, e o pior é que ninguém é multado. Isso ocorre em frente a escolas municipais, estaduais e particulares", acusa. Ela diz que em frente a todas as escolas há faixas de segurança e placas proibindo a parada, mas nada disso resolve. "A fiscalização só existe no papel, mas na prática, não ocorre", completou.

A motorista acrescentou que ela e os outros condutores de transporte escolar são, muitas vezes, agredidos verbalmente pelos motoristas. "Em várias situações, quando vamos falar que não podem estacionar no local, alguns deles já xingaram a gente e até fizeram ameaças; é uma falta de respeito, e ninguém faz nada", lamentou.

Ela declarou não se intimidar e ressalta que todos os condutores vão continuar chamando a atenção de quem estiver parando em área exclusiva. "Nós tiramos fotos ou anotamos as placas. Já chegamos até a levar o caso para o Núncio, na Prefeitura, mas nenhuma providência foi tomada", apontou.

Entre os infratores, não estão apenas motoristas que vão levar ou buscar os filhos na escola; há ainda veículos de empresa a até municipais, segundo a condutora. "Por diversas vezes a gente vê caminhões de empresas na porta das escolas; ainda outro dia, um veículo da Secretaria de Educação estava ocupando a faixa amarela, bem no horário de saída das crianças", revelou.

Providências

Questionado, o Departamento de Trânsito da Secretaria de Obras e Vias Públicas (Semop), via assessoria, informou em nota que o trabalho de fiscalização nas proximidades das escolas já é feito pelos agentes do município; os motoristas que são flagrados cometendo infrações são multados. A secretaria reforçou ainda que existe um cuidado especial com a sinalização de trânsito nos acessos às instituições de ensino.

Quanto ao veículo da Prefeitura estacionado na faixa de embarque, a assessoria da Secretaria de Educação afirmou que a Pasta tomou conhecimento, irá apurar os fatos e aplicar as providências cabíveis.


Fonte:


Notícias relevantes: