Indaiatuba

Revitalização deve ficar pronta em outubro

REVITALIZAÇÃO

Os trabalhos de revitalização da Praça Rui Barbosa já estão na etapa final, e estão previstos para serem concluídos já este mês. De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Semurb), faltam apenas os acabamentos de alguns canteiros e limpeza e reparos na fonte.

No final de agosto, a maior parte dos canteiros foi finalizada e a equipe de servidores havia iniciado a manutenção da fonte. Para dar um destaque maior ao paisagismo da praça a equipe do Urbanismo elevou os canteiros, que também receberam adubo e calcário para restabelecer o pH da terra e permitir que as novas plantas se desenvolvam melhor. Além de um novo paisagismo, os trabalhos de revitalização incluíram a retirada de árvores mortas, podas de iluminação e controle de pragas em toda a praça.

O projeto de revitalização da praça ainda incluiu obras de reparo do piso, que é revestido por pedras portuguesas, troca das lixeiras, reparo e rebaixamento de guias e troca da iluminação atual. Segundo José Carlos Selone, as próximas praças a receberem a revitalização serão a Liberdade, Prudente de Moraes e a do Chafariz.

Trânsito

Ainda na área urbana, a Prefeitura está fazendo a substituição dos semáforos em 12 cruzamentos na região central. Os equipamentos possuem controlador de tempo e receberão botoeiras sonoras para pedestres com deficiência visual. As obras fazem parte do projeto de acessibilidade e revitalização da região central, que também inclui a reformulação das guias rebaixadas e a instalação de piso podotátil.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Obras e Vias Públicas (Semop), o rebaixamento das guias foi terminado em agosto, assim como a pintura da sinalização de solo. Além disso, cinco dos 12 cruzamentos já possuem semáforos novos (com marcador de tempo). A Pasta ressaltou que a instalação das botoeiras sonoras integram a terceira etapa dos trabalhos, que serão concluídos com a limpeza e pintura dos postes, a fim de se retirar dali os panfletos e propagandas fixados irregularmente. As obras deverão ser finalizadas em outubro.

As ações de mobilidade urbana no Centro da cidade vêm sendo efetivadas pela Prefeitura desde 2011, com vistas a melhorar as condições do trânsito e a ampliar a segurança dos pedestres. Um dos trabalhos efetuados foi o recuo em 5 metros da faixa de pedestres em alguns cruzamentos sem semáforos; a sinalização ganhou ainda uma elevação do asfalto, o que obriga os motoristas a reduzirem a velocidade. A medida foi tomada para resolver o problema dos motoristas que precisavam invadir a faixa em pontos sem visibilidade para o cruzamento e, ao mesmo tempo, melhorar a segurança para a travessia dos pedestres.

Faixas livres

Além do novo modelo de faixa de pedestres em algumas ruas do Centro, onde o volume de veículos é maior, o estacionamento ficou restrito a apenas um lado da via, o que abriu duas faixas livres para o trânsito. Isso aconteceu nas ruas Siqueira Campos, Cerqueira César, Padre Bento Pacheco, Tuiuti e Ademar de Barros. Houve ainda a ampliação das áreas de Zona Azul e a instalação de novos semáforos.


Fonte:


Notícias relevantes: